Arraiá

A prefeitura municipal, por meio da SEDES/Cras Santa Lúcia, realizou na tarde do dia 29 de junho um animadíssimo Arraiá, com muita música, comidas típicas e apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a comunidade da abrangência. O Cras Santa Lúcia é coordenado por Sara Leal, que conduz o órgão de apoio social com competência. Aliás, o secretário da  Sedes, Zingomar Filho, tem mantido a pasta com excelência e todos os programas funcionando a contento para a sociedade, especialmente a mais carente.

Adiada

A população de Bacabeira terá de esperar um pouco mais para ter no município um empreendimento grandioso que venha compensar a frustração da Refinaria Premium I, pois as obras da Usina Siderúrgica da China Brazil New Energy Environment International Investment (CBSteel), não serão iniciadas este ano, como anunciado em março pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Numa projeção mais otimista, os trabalhos devem começar somente no primeiro semestre de 2019.

Eleitoral

Nesta sexta-feira (29), ao participar da solenidade de inauguração do Centro de Educação Profissional do Senac, em Santa Inês, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Expedito Rodrigues Júnior, admitiu que as obras de construção da usina não começarão no segundo semestre deste ano, por conta de impedimentos da Lei Eleitoral.

Também

No mesmo embalo fica para o ano que vem as obras da construção e operação da Siderúrgica Ferro Oeste de Açailândia, que também seria um empreendimento que voltaria a impulsionar a economia do vizinho município. E aí fica a pergunta: por que não tomou providências antes do período proibido?

Expoema

 O Governo do Estado bateu o martelo e vai patrocinar a 61ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), de 1º a 08 de setembro, no Parque Independência, em São Luís. Além do apoio tradicional, o Estado decidiu dar à Associação dos Criadores toda a grade de shows com contratação de artistas de grande apelo popular, que vão se apresentar gratuitamente, já que a exposição será o palco de comemoração dos 406 anos de fundação de São Luís, por isto os portões do parque serão liberados nos oito dias de evento.

Migalhas

Por Imperatriz, o Governo do Estado acena sempre com diminutos recursos e quando participa de eventos culturais, são sem expressão nacional e em pequenas quantidades. Agora mesma na Expoimp não há nenhuma atração contratada pelo Governo.

A propósito

Com a missão de comandar pela primeira vez a maior feira agropecuária do Estado, o produtor Armelindo Ferrari vem se cercando de todos os cuidados para que, apesar da crise econômica, que é nacional, mais uma vez a Expoimp passe de lado e repita sucesso dos anos anteriores.

Novidades

E já introduziu novidades na Cavalgada, que este ano terá uma atração a mais para os participantes. Premiações em várias categorias. Mas para concorrer será necessário que a comitiva ou cavaleiro faça sua inscrição no Sinrural. Então, apressem-se e boa sorte.

Palanque

Por esta o ex-deputado e ex-secretário de Indústria e Comércio Simplício Araújo não esperava: ele poderá ser forçado a descer do palanque do governador Flávio Dino (PCdoB), de quem foi auxiliar e é um dos maiores defensores, e subir no do senador Roberto Rocha (PSDB), um dos maiores críticos do governo, pois o seu partido, Solidariedade, deve indicar o vice de Geraldo Alckmin, pré-candidato a presidente da República, e o pretendido é o também presidenciável Aldo Rebelo. De acordo com informação publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, Alckmin já teria, inclusive, ligado ao presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, para comunicar  que fará este convite a Rebelo. E mais: a orientação para isto teria partido do Comando Geral do Exército Brasileiro, mais precisamente do general Eduardo Villas-Boas. 
Caso se confirme a aliança dos tucanos com o SD, a coligação deve ser nacional, ou seja, o partido que Simplício Araújo preside no Maranhão e pelo qual pretende disputar uma cadeira na Câmara Federal terá de descer do palanque do PCdoB e subir no do PSDB. Será constrangedor sair de onde são lançados os maiores elogios ao atual governo para entrar do local de onde partem os maiores ataques ao governo do qual participou, mas política é assim mesmo e todos eles arranjam um meio de se acomodar e justificar suas opções.