Adversários

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) e o deputado estadual Eduardo Braide são os dois principais adversários do governador Flávio Dino (MDB) nas eleições de outubro. Mas o silêncio da ex-governadora e do deputado estadual gera incertezas entre seus próprios aliados. Roseana ensaiou em março uma espécie de pré-campanha pelo interior maranhense, mas depois disso voltou a desaparecer do debate. No mesmo período, Braide fez publicar que seria mesmo candidato a governador; desde então, não fala mais no assunto.

Segundo turno

A presença dos dois pré-candidatos (?) na disputa dá ao processo eleitoral a garantia de que haverá segundo turno no Maranhão. Sem eles, é preciso que os demais candidatos - Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL) e Ricardo Murad (PRP) - se desdobrem para alcançar os dois dígitos. As convenções que definirão os candidatos ao Governo do Estado se darão entre os meses de julho e agosto, daqui dois meses, portanto. Mas antes disso é provável que se tenha a certeza sobre o futuro de Braide e Roseana. (Com Marcos Déça)

Bucha de canhão

Quem diria! O então deputado federal Davi Alves Silva Junior - que foi eleito uma única vez, ainda em cima da emoção da morte do pai, e depois não conseguiu mais se eleger devido à sua atuação pífia em Brasília, onde mora e praticamente não vem à região - é candidato novamente e com a mesma situação de eleição, aliás pior, servirá mais como bucha de canhão do deputado Josimar do Maranhãozinho, que é candidato a federal do PR e Davizinho praticamente é seu funcionário. São os chamados candidatos laranjas: não somam votos para sua eleição e ajudam outros candidatos com mais potencial eleitoral e, pior, tirando de Imperatriz. A máxima da travessia urbana de Imperatriz como bandeira eleitoral não surtirá mais efeitos ao ex-deputado.

Escola

A segunda escola a ser inaugurada em menos de um ano e meio de governo do prefeito Fernando Teixeira fica no Assentamento Itaiguara II (Vilinha). Comunidade localizada a 30 km da sede do município, com cerca de 100 famílias assentadas e uma média de 80 alunos. A Unidade Escolar Raimundo Gomes da Silva (Massa Bruta) tem duas salas de aula, complexo administrativo, cozinha, almoxarifado, pátio e banheiros.

Climatizadas

Seguindo as mudanças pelas quais passam as estruturas físicas das escolas de Cidelândia, entre construções e reformas para o ajustamento às exigências do Ministério da Educação, a Unidade ainda é climatizada, pois a climatização do ambiente escolar favorece o processo ensino/aprendizagem.

Inauguração

A inauguração acontece nesta terça-feira, dia 15, às 16h. Prefeito, vice, equipe de governo, vereadores e comunidade beneficiada convidam e aguardam a população do município para prestigiar esse investimento na formação de crianças e adolescentes que, depois desses primeiros passos numa escola que oferece dignidade, estarão prontos para alçar voos mais distantes.

OLIMPEGEL 2018

Na próxima quarta-feira 16, acontecerá a abertura das Olimpíadas Escolares de Governador Edison Lobão (OLIMPEGEL). Haverá desfile dos alunos/atletas, saindo às 15:00 horas da praça Osório Filho com destino ao estádio Bandeirão, onde acontece a cerimônia de abertura. A competição inicia na quinta-feira 17, com jogos nas modalidades atletismo e vôlei de praia. As competições se estendem até o dia 25 de maio.

Modalidades

Ao todo, serão disputados jogos nas modalidades de atletismo, badminton, futsal, beach soccer, vôlei de praia, queimada, ciclismo e dama. Competirão alunos de todas as escolas municipais e estaduais do município. A XI edição da OLIMPEGEL tem à frente da organização o professor Alberto Lopes e sua equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SEDEL), com o apoio das demais secretarias.

Babilônia em chamas

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, convocou o presidente estadual do PT-MA, Augusto Lobato, os parlamentares Zé Carlos, Zé Inácio, Honorato Fernandes e os membros do Diretório Nacional Raimundo Monteiro e Márcio Jardim para uma reunião emergencial, em Brasília, nesta terça (15), para alinhar a tática eleitoral do partido no Maranhão.