Modernização

Conheço a Praça da Cultura desde que era chamada de Praça Castelo Branco e, com a reforma, passou a este novo nome e foram construídos, lá e na Praça Tiradentes, dois coretos. Confesso que nesses anos todos não vi os dois coretos sendo utilizados culturalmente, a não ser por viciados e moradores de rua, como bem disse o vereador Adhemar Freitas Jr, que conhece bem a praça. Adhemar, sua opinião de uso confirma a necessidade de derrubar o tal coreto sem serventia cultural. Alguns criticam o novo projeto da praça sem o coreto, outros elogiam e fazem comentários tipo "Só serve de cagador pra viciados"; "Correto é coisa de história de cordel"; "Coreto serve pra afastar a população da praça. Não tem quem impeça de ser tomados por drogados"; "A única lembrança que me vem de lá é os fumantes de maconha mesmo". Ou seja, a modernização é necessária para que todos possam passear pelo logradouro.

Expoimp

Mesmo sem a confirmação, já tem gente criticando a prefeitura por realizar o show de aniversário da cidade na Expoimp deste ano. Caso venha a ser confirmada a realização, não será a primeira vez, pois no ano passado o evento ocorreu no Parque de Exposição e agradou aos que foram assistir. De forma que, por estar no período e o cantor ser sertanejo, se adéqua ao local.

Combustíveis

O preço do litro da gasolina, em torno de R$ 4,00, pode ser reduzido em todo o país, assim como os demais combustíveis, ainda neste semestre. A projeção foi feita pelo presidente Michel Temer, que afirmou estar o governo estudando esta possibilidade e a de diminuir também os valores das contas de energia. Sem fazer promessas, ele disse que o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, está debruçado nos estudos e deve apresentar sua conclusão nos próximos dias.

Casamento

Depois de promover o casamento comunitário de policiais, o juiz Adolfo Pires da Fonseca, diretor do Fórum e responsável pela Vara da Família, anunciou ontem para este repórter que no próximo dia 15 realizará mais uma ação inédita. Promoverá o casamento dos detentos. A solenidade acontecerá no Presídio de Davinópolis e já tem dez casais inscritos.

Pressão

O governador Flávio Dino (PCdoB) não suportou a pressão da oposição - e da população - e decidiu que vai diminuir o ímpeto do estado pela apreensão de veículos com débito de taxas de licenciamento no Maranhão. O anúncio foi feito pelo líder do governo na Assembleia, deputado Rogério Cafeteira (DEM).

Disciplinar

Segundo ele, por meio de decreto, o governo vai disciplinar a atuação do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) nos casos de veículos flagrados sem pagamento de taxas. A prática atual é de recolhimento imediato para o pátio da VIP Leilões e posterior leilão. A partir do decreto, na primeira ocasião em que o motorista for abordado e tiver débitos de licenciamento, ele será apenas advertido e receberá prazo para regularizar a situação. A apreensão só ocorrerá se, passado o prazo, o pagamento não houver sido efetuado.

Obras

O prefeito de Açailândia vem implantando uma rotina de trabalhos e obras em seu município, como melhorias de ruas e a continuação da construção da gigantesca Praça da UPA, que será referência no município. Mesmo alternando entre exames de saúde e o comando do município, Juscelino Oliveira vem atuando para melhorar a qualidade de vida dos açailandenses.

Recursos

Por outro lado, seu colega Ivanildo Paiva informa que, passados mais de três anos do atual governo estadual, sua administração não foi contemplada com nenhum centavo para a realização de obras e o que tem sido feito é com recursos próprios. Diz que promessas até teve, mas grana, que é bom, nada.

Calçadas

Rotary, Câmara e Prefeitura começam a se movimentar no sentido de exigir que os proprietários de imóveis, ao construírem, cumpram o que determina o Código de Postura em relação às calçadas. Hoje, inclusive, está marcada audiência pública para debater o tema. Desta forma, não haverá críticas quando o município decidir que só irá liberar a obra se conter no projeto o padrão.