Reconhecimento

Das 217 Câmaras do Maranhão, apenas 20 foram aprovadas pelo TCE, que é o Tribunal de Contas do Estado. Destas, a de Imperatriz foi relacionada como aprovada em seu portal de transparência. Não há informação sobre a aprovação de outras câmaras de vereadores da região. Uma consulta do TCE sobre o acompanhamento e fiscalização aponta que de cem examinadas 94 são reprovadas, um índice muito elevado de reprovação e que torna inelegíveis muitos presidentes da edilidade, além de serem obrigados a devolver altos valores ao erário público.

EMJE

A grande movimentação do público superou as expectativas durante as atividades da 5ª edição do Encontro Maranhense de Jovens Empresários (EMJE). Painéis de abertura, workshops, palestras com profissionais renomados e talk shows animaram o salão de eventos do Centro de Convenções. Um dos temas mais aguardados foi o talk show sobre empreendedorismo, com cervejas artesanais, tendência no mercado mundial.

Conjove

De acordo com o diretor do CONJOVE, Marcos Vinícius, "o evento é amplo e atinge as mais diversas faixas etárias. O objetivo é atender às necessidades dos mais diversos segmentos com atividades que abordam temas como a tecnologia, produção de cervejas, atendimento, vendas, marketing, empreendedorismo feminino, palestras que envolvem a gestão familiar, investimentos e empreendedorismo no Brasil", ressalta.

Satisfação

O empresário Clynewton Dias demonstrou sua satisfação em participar pelo quinto ano consecutivo de um evento desse porte juntamente com sua empresa. "Os jovens têm ideias e projetos que desejam colocar em prática, então um evento como esse vem contribuir para a concretização deles", destaca o empresário. A programação, composta por profissionais e pessoas com experiências em diversas áreas para compartilhar, ajuda jovens e adultos a encontrar o melhor caminho para o empreendedorismo.

Municípios

O Senado vota esta semana a PEC 29/2017, que aumenta as receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os senadores já aprovaram o calendário especial para a tramitação da proposta, que eleva de 49% para 50% o repasse da União ao fundo relativo ao Imposto de Renda (IR) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A PEC determina que o acréscimo de receita deve ser repassado em setembro de cada ano e a estimativa é que as transferências via FPM possam chegar a R$ 5,6 bilhões em 2021.

Etanol

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza nesta terça-feira (5) audiência pública para debater "as melhorias na divulgação da eficiência no uso de combustíveis como incentivo ao consumo de etanol".

Veículos

De janeiro a novembro deste ano, as vendas de automóveis e comerciais leves no Maranhão somaram 24.113 unidades, o que representa um aumento de 5,78% na comparação com o mesmo período de 2016, quando foram vendidos 22.796 veículos. Os dados foram divulgados nessa sexta-feira pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que registrou em novembro um volume de vendas de 2.215 desses modelos, ou seja, 13,88% a mais do que novembro de 2016, quando foram comercializadas 1.945 unidades.

Capital

O bom desempenho foi registrado também na capital, pois nos nove meses de 2017 a soma chegou a 13.444 contra 12.354 do ano anterior, o que dá uma variação de 12,40%.

Feriado

O projeto de lei do deputado Zé Inácio (PT), pedindo feriado estadual pelo Dia de Zumbi em 20 de novembro, pode ser bombardeio por ações judiciais, se sancionado, pois vai de encontro à Lei Federal 9.093, que fixa apenas um feriado para cada estado e quatro para os municípios. Vale destacar que a lei federal 12.519, que criou o Dia de Zumbi, não menciona feriado, tampouco modifica outro diploma legal. Também é questionável o feriado do Dia dos Bancários, pois atende só uma categoria, o que é vedado pela Constituição.