Farmácia

A determinação para a mudança de nome da tradicional 'Farmácia do Ambrósio' foi feita há mais de um ano e meio. O proprietário do estabelecimento foi notificado pela Vigilância Sanitária em 10 de maio de 2016. Preservação, respeito e valorização ao patrimônio cultural de nossa amada cidade são pilares da Prefeitura de Imperatriz. Ocorre que a Vigilância Sanitária não poderia conceder a licença para funcionar como farmácia um bar e, com isso, pediu a mudança do nome. Tudo dentro da lei.

LED

A substituição de lâmpadas comuns pelas de LED foi intensificada, nesta semana, pelos técnicos de manutenção da Secretaria Municipal de Trânsito, Setran. O objetivo é modernizar os grupos semafóricos que estão obsoletos e, frequentemente, apresentam problemas eletrônicos.

Visibilidade

A Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa é uma das vias que já recebeu os novos semáforos. A tecnologia representa mais segurança e visibilidade aos condutores de veículos, permitindo que o motorista tenha maior percepção da mudança de tempo no semáforo.

Esperar

Uma coisa não se pode criticar na forma do secretário Clayton Noleto tratar as pessoas que o procuram na sede da Sinfra ou mesmo em visitas aos municípios. E muito menos quando são prefeitos ou vereadores. Recebe a todos sem distinção e não os deixa esperando no tradicional chá de cadeira. Clayton Noleto mantém a postura adotada antes de assumir o cargo e espera-se que ele continue.

Destravou

Apesar de alguns ainda não acreditarem e com razão, afinal ficou parado cinco anos, foi destravado o Projeto de Lei 5425/2009  que  foi avaliado por quatro relatores. Mas, nas três relatorias anteriores não obteve êxito. Agora, sob os cuidados do deputado Hildo Rocha, a proposta avançou. "Conseguimos aprovar, na Comissão de Finanças e Tributação o PL 5425/2009, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Cerimonialista e correlatos. Agora a proposta seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em seguida irá para o senado", explicou Hildo Rocha

Profissão

O PL regulamenta as profissões de Cerimonialista; de Técnico e Auxiliar de Cerimonial. O dispositivo cria também o Conselho Federal de Cerimonial, e os respectivos Conselhos Regionais, suas estruturas e receitas, atribuindo-lhes personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira para fiscalizar o exercício da referida profissão e aplicar penalidades em caso de infrações disciplinares.

Sucam

Servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) podem ser indenizados em até 130 salários mínimos para compensar a exposição ao DDT no trabalho de combate à Malária. É o que prevê proposta do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que diz haver um grande número desses servidores enfrentando problemas de saúde, inclusive o câncer.

Escola

A Suzano Papel e Celuloses, que nessa quarta-feira (29) inaugurou a sua plataforma para produção de papel higiênico na fábrica de Imperatriz, é uma das empresas que mais contribuem para o programa Escola Digna do Governo do Estado. Graças a seu financiamento pelo seis escolas de taipa e palha foram substituídas por construções de alvenaria e telha. Esse engajamento é apenas uma das várias ações sociais que desenvolve no Maranhão para compensar os impactos de seus investimentos.

Improbidades

De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), no período de 1992 a 2017, correspondente a vigência da lei de improbidade, praticamente todos os municípios do Maranhão já tiveram alguma ação de improbidade administrativa. Quem confirma é o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MP-MA, Marco Amorim.

Administrativa

"Com toda a certeza, praticamente todos os 217 municípios do Maranhão já tiveram alguma ação de improbidade administrativa. Alguns temos isso bem mapeado. Em Itapecuru-Mirim, por exemplo, há 54 milhões de reais de ressarcimento de dinheiro público de ações de improbidade de 2013 pra cá", afirmou.