Vices

Independente de qualquer pressão ou articulação de entidades ou popular, Imperatriz, com seus mais de 150 mil eleitores, deverá ter destaque na eleição do ano que vem. Todos os pré-candidatos a governador deverão compor suas chapas com nomes locais. E nomes não faltam para representar a cidade nessas composições.  De todos, quem provavelmente não deve convidar político de Imperatriz é Flávio Dino, que julga não precisar pela aceitação que tem na cidade, e como não há informação segura quanto a isso indicada pelas pesquisas, é provável que mantenha a posição. Também quem não deverá ter é Roberto Rocha, por ele ser considerado da região sul e vai querer um representante da capital. Roseana e Maura Jorge certamente convidarão representantes políticos para compor suas chapas aqui de Imperatriz. Maura Jorge, inclusive, já andou flertando com alguns nomes.

Economia

Boa gestão em serviço público gera economia e, com isso, pode-se investir em melhorias. E é assim que o presidente da Câmara, José Carlos, vem fazendo. Além das melhorias no aspecto físico do prédio da edilidade, ele acaba de adquirir um veículo para servir de transporte oficial da presidência e das comissões legislativas. O veículo foi apresentado aos vereadores e à imprensa na manhã de quarta. Uma atitude inédita.

Patriotas

O Tribunal Superior Eleitoral acaba de aprovar a mudança de nome do PEN para Patriotas, permanecendo com o mesmo número 51. Apesar disso, não haverá mudanças em sua estrutura de comando e foi trocado o nome por exigência do deputado Jair Bolsonaro, que iria se filiar ao partido para disputar as eleições e, até o momento, não o fez.

Correios

Foi aprovado, nessa terça-feira (07), na comissão mista que analisou a matéria, o relatório da deputada Tereza Cristina (PSB-MS) favorável à Medida Provisória 793/2017, que facilita a renegociação e quitação de dívidas de produtores rurais junto à Previdência. A MP permite renegociar débitos com o Fundo de Assistência do Trabalhador Rural (Funrural) e reduz a alíquota da contribuição social a partir de 1º de janeiro de 2018. O Funrural é a contribuição paga à Previdência pelo produtor rural pessoa física que emprega trabalhadores.

Restituição

A Receita Federal deposita dia 16 os cerca de R$ 3 bilhões referentes ao sexto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2017, cuja consulta foi aberta nessa quarta-feira (08). Desse total, R$ 107,844 milhões referem-se aos contribuintes com prioridade: idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet - www.receita.fazenda.gov.br, ou ligar para o Receita fone 146.

Maratona

A ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) se prepara para uma verdadeira maratona. Logo após a virada do ano, deve visitar todas as cidades maranhenses. Logo depois que decidiu realmente ser candidata, anúncio feito na semana passada, Roseana agora começa a montar uma estratégia para conseguir visitar todos os 216 municípios do Maranhão. A ideia é conversar com todos os prefeitos, antigos e novos aliados, ouvir a classe política para formar um grupo forte e coeso visando as eleições de 2018.

Começar

Roseana ainda não confirmou por onde começará seu périplo e não decidiu se efetivamente fará algum evento para oficializar sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão. Só que até lá, a ex-governadora segue na ponte aérea São Luís/Brasília/São Luís, onde segue articulando e solidificando o seu retorno a uma disputa eleitoral. É aguardar e conferir.

Dezembro

Para o próximo mês já está sendo articulada a sua vinda a Imperatriz, que ela mesma desejou visitar e conversar com prefeitos e ex-prefeitos aliados da regional imperatrizense, com carta branca do presidente Temar para direcionar assuntos relacionados aos prefeitos na obtenção de recursos federais. Roseana quer ampliar ao máximo o número de prefeitos que serão beneficiados neste primeiro momento.