Contramão

Não adianta os pessimistas ficarem jogando contra. Imperatriz continua indo na contramão do resto do país. Sua economia é crescente e, apesar de também registrar crise, é uma crise muito distante das que ocorrem em várias cidades brasileiras. Passa superficialmente e continua crescendo. E a pujança da sua gente que, independente de investimentos dos governos federal, estadual e municipal, toma seu próprio rumo. E olha que já tivemos, e eu sou testemunha disso, várias etapas em sua economia, como arroz, ouro e madeira. Hoje, sua economia é a prestação de serviços e, em um futuro bem próximo, certamente serão as fábricas que se instalarão nos periféricos da Suzano. E assim caminha a Imperatriz, princesa do Tocantins maranhense.

Feira

O que estamos comentando foi, mais uma vez, visto ontem. Com os stands do Salão do Livro ainda montados, ontem foram mostradas as novidades de mais um evento grande, a Feira da Beleza, que entra em sua sexta edição. E, ao que parece, irá usar os stands já montados, o que se tornou uma área de investimentos para os fabricantes e montadores de stands em Imperatriz. A propósito, a Feira da Beleza será aberta neste dia 12 e irá até o dia 14, no Centro de Convenções.

Aliado

Ontem, em sua fala final, o presidente da CDL, Chico Brasil, utilizou bom tempo para engrandecer o governo Flávio Dino. Ex-diretor da Secretaria de Indústria e Comércio do Estado no governo Roseana, de quem foi aliado e até coordenou campanha, Chico Brasil derramou-se em elogios ao governo comunista. Está, assim como Ildon, em outro caminho.

Importação

Com a proximidade das festas de fim de ano, aumenta o volume de importações, que vão desde brinquedos, produtos para lojas de R$ 1,99, pinheiros artificiais e guirlandas, até itens que podem ser aproveitados ao longo do ano, como pratos, talheres, eletroportáteis etc., e os chineses são os maiores exportadores. Entre os itens trazidos do país asiático pela Allog International Transport em 2017 estão eletroportáteis, que tiveram crescimento de 104% no período de maio a agosto na comparação com janeiro a abril.

Construção

Ânimo para as empresas de construção civil: o ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou, nessa segunda-feira (06), a contratação de novas unidades habitacionais em todo o País, na Faixa 1, no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). As novas contratações, que contemplam famílias com renda de R$ 1,8 mil, fazem parte do segundo lote de unidades habitacionais do MCMV. Com isso, o governo praticamente atinge a meta estabelecida para este ano estimada em 100 mil unidades habitações.

Cidadão

O advogado Sérgio Tamer, proprietário do Centro de Estudos Constitucionais e Gestão Pública (CECGP), recebe nesta quarta-feira (08), às 14h, na Câmara Municipal o diploma de Cidadão Honorário de São Luís. O homenageado é natural de Belém (PA).

Taxistas

Autor do projeto de lei que reduz o Imposto de Renda dos taxistas, o senador Roberto Rocha (PSDB), em entrevista à Rádio Senado na segunda-feira (06), disse que pode entrar com um pedido para redução também das taxas cobradas pelos aeroportos, estações rodoviárias etc. das cooperativas de táxi, mas o assunto, como reconhece, é mais complexo, pois alguns terminais vão ser transferidos para a iniciativa privada, portanto a negociação não seria apenas com Infraero, mas novas concessionárias também.

Consignado

Foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (06) resolução do Conselho Nacional de Previdência que recomenda ao INSS a redução de 2,14% para 2,08% do teto máximo de juros cobrados nas operações de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A mesma resolução reduz de 3,06% para 3% ao mês a taxa de juro cobrado nos casos de consignados para operações que visam o pagamento de dívidas com cartão de crédito. A redução foi aprovada em setembro.

Educação

Onde estava o vereador Carlos Hermes na sexta e sábado, quando o seu colega Ricardo Seidel estava tentando estender para o Maranhão a decisão do governador em oferecer transportes gratuitos aos estudantes que fizeram a prova do Enem? Tão dedicado à educação, o vereador passou batido e apenas Seidel batalhou e conseguiu emplacar Imperatriz e região na ação.