Enfrentamento

O prefeito Assis Ramos começa hoje, pela escola Madalena de Canossa, o enfrentamento às drogas, que teimam em tentar cooptar adolescentes para o mal que atinge a todos, em especial a família. A ideia é realizar palestras em todas as escolas da rede municipal e, pela disposição anunciada ontem por ele, vai cumprir a meta, pois entende que sua participação é muito importante para combater estas iniciativas do tráfico.

Reeleito

O atual presidente do PCdoB de Imperatriz, secretário Clayton Noleto, foi reeleito para mais um mandato à frente da sigla em convenção realizada no domingo, na Associação Médica, que por ser um local pequeno, muita gente ficou na antissala do auditório, lotado. A ausência foi de gente grande dos comunistas, entre elas o presidente estadual, Márcio Jerry, que esteve em convenções nas cidades menores e não veio a Imperatriz prestigiar seu colega e amigo.

Estágio

A VLI prorrogou até dia 17 as inscrições para seu programa de estágio, que oferece vagas nos estados da Bahia, Maranhão, São Paulo, Tocantins e Sergipe. Para São Luís, há oportunidades para estudantes de Administração e Engenharia da Produção (superior) e Administração e Informática (técnico); para Imperatriz, Administração, Engenharia da Produção, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica (Superior) e Eletrônica, Eletrotécnica, Automação, Mecânico, Eletromecânico, Administração e Informática (técnico).

Seguro

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou o resultado da avaliação sobre os pagamentos do Seguro Desemprego ao Pescador Artesanal (Seguro Defeso). De acordo com os dados, no Maranhão 78,23% recebem o benefício de forma irregular, sendo que em seis municípios – Brejo, Chapadinha, Maranhãozinho, Pio XII e Urbano Santos – a irregularidade chega a 100%.

Desemprego

Nos demais municípios a situação é a seguinte: Cajari ( 30%), Miranda do Norte (86%), Matinha (90%), Olho d´Água da Cunhãs (60%), Pindaré-Mirim (33%), Pinheiro (76%), Presidente Médici (94%), Raposa (75%), Rosário (91%), São José de Ribamar (90%), São Luís (50%), Vitória do Mearim (67%), Vitorino Freire (78%) e Viana (70%).

Pescador

O objetivo da auditoria foi avaliar a regularidade dos beneficiários inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP); a segurança da base de dados; o processo de concessão de licenças de pesca; bem como a rotina de fiscalização adotada pelo órgão responsável – antes a cargo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas desde maio o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Aprovado

Uma grande vitória para nossos estudantes: na manhã dessa segunda-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMA aprovou, por unanimidade, a Resolução que tratava da implementação de Bonificação nas Notas do Enem para Estudantes oriundos de escolas do Maranhão. A bonificação será de 20%, o que certamente vai contribuir para que os estudantes de Imperatriz e do Maranhão tenham mais oportunidades do acesso ao ensino superior.

Carros de som

“Na campanha de 2018, carros de som só poderão ser utilizados em carreatas, passeatas e comícios. Além da diminuição dos custos, a população será poupada do incômodo causado pelos carros de som que transitavam pelas ruas diariamente até tarde da noite”, argumentou o deputado Hildo Rocha.

Outras

O Senado excluiu a proposta que permitia aos candidatos financiar até 7% do custo total das suas próprias campanhas. Fundo Público de Financiamento de Campanha (Fundão). Ideia que nasceu e progrediu no Senado foi aprovada pela Câmara, com restrições entre as quais a redução do tempo de propaganda no rádio e TV. Assim, parte do que hoje é gasto com propaganda eleitoral será destinado para as campanhas eleitorais. O prazo para filiação partidária foi mantido em seis meses. Para mudança de domicílio eleitoral foi reduzido de um ano para seis meses. Uma novidade significativa é a que permite a captação de recursos para a campanha antes mesmo da homologação das candidaturas. Assim, a partir do dia 15 de maio pré-candidatos podem arrecadar dinheiro doado por pessoas físicas. Caso a candidatura não seja efetivada quem arrecadou terá que entregar o dinheiro para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).