Só o nome

Vão além de mudar o nome os esforços para que a Associação dos Prefeitos possa finalmente buscar um espaço dentro do contexto político-administrativo no estado. Mesmo que não atinja a importância da Famem, que tem atenção dedicada apenas aos municípios vizinhos a São Luís, a agora Amasul precisa ser revigorada para se tornar realmente uma entidade forte para defender os municípios da região. Voltou ao passado quando decidiu pela inclusão novamente dos municípios da região Sul que foram desmembrados da outrora Amsul. A tentativa é fazer com que esses novos 25 municípios possam dar uma sustentação maior e fazer com que as atuais cidades possam participar mais ativamente da sua entidade. Mas é bom que se esclareça que nada valerá se os prefeitos não tomarem para si esta responsabilidade. São eles que fazem a associação forte ou fraca.

Avesma

Pois, se não tiver esboço, e isso o presidente Valmir Morais está tentando, corre o risco de a Amasul desaparecer do mapa, como ocorreu com a Avesma - Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais, que, embora com mais de 400 associados, só existiu pouco mais de seis anos. Acusar o presidente de omissão não se pode, ele está procurando exatamente sair da mesmice e acha que o caminho inicial é este.

Famem

Enquanto os prefeitos não apoiam a Amasul, se dedicam inteiramente à Famem recolhendo mensalmente a taxa de dois mil reais, isso para municípios pequenos, e ainda por cima a tentativa da federação em destruir a associação regional, com o anúncio de instalação de uma delegacia em Imperatriz, o que é ilegal. Isso porque, para ser federação, é preciso ter associação e acabar a única associação dos municípios hoje no estado é decretar a ilegalidade na Famem.

Comefc

Por outro lado, praticamente confirmada a reeleição de Karla Batista no comando do consórcio Vale, o Comefec. A eleição está marcada para segunda e tudo indica que apenas a chapa da prefeita de Vila Nova, que tem como vice Adão Carneiro, dispute.

Polo

O prefeito Cicero Neco esteve recentemente reunido com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada, onde trataram sobre a audiência pública que será realizada em Estreito para definição dos cursos que serão implantados no Novo Polo da UEMASUL de Estreito. Na oportunidade, ficou acertado que a audiência pública será realizada no dia 03 de maio, na Câmara Municipal.

Alerta

Do superintendente da Defesa Civil no município, Chico Carvalho, sobre a situação do rio Tocantins: “Cedo da manhã passei pelas margens do rio Tocantins, com o atual nível. O mesmo amanheceu com as pedras da Praia do Meio de fora, estamos em um nível ZERADO. Lembramos que esse fenômeno foi e está sendo em razão do usina de Serra da Mesa ter trabalhado com uma vazão entre 300 e 400 metros cúbicos de água por segundo, operação de época de veraneio. Todas as chuvas a montante do lago de Serra da Mesa ficaram sendo aproveitadas para regulamentar o nível do mesmo, ou seja, o rio Tocantins sobreviveu com as chuvas a jusante da serra e os afluentes. Lembramos que, em boa parte da cidade de Brasília, as pessoas já vêm por muito dias racionando água, e nos moldes que estamos vendo, vamos passar por momentos difíceis com relação ao nosso rio. Aos navegantes do rio Tocantins, todo cuidado é pouco, pois começam a surgir pedras e obstáculos para a navegação! Alerta dado”.

Palestra

O governador Flávio Dino (PCdoB) vai proferir palestra sobre os cenários para a economia maranhense, nesta sexta-feira (21), para cerca de 600 rotarianos do Maranhão, Piauí e Ceará que estão participando, em São Luís, da 66ª Conferência do Distrito 4490, aberta nessa quarta-feira (19) e prosseguindo até sábado (22), no Hotel Pestana, com debates sobre a atuação do órgão no campo filantrópico. Durante o evento haverá treinamento de candidatos selecionados para o intercâmbio de jovens para o ciclo 2017/18.

Feriados

Semana curta com mais um feriado nesta sexta-feira (21), Dia de Tiradentes. Para quem acha que é pouco, a primeira semana do próximo mês começa com outro feriado prolongado, pois o 1º de maio, Dia do Trabalhador, é numa segunda-feira.