Chuvas de março

Março é época de chuva no Maranhão e o sul do estado vem tendo pancadas regulares e muitas vezes com moderada a forte intensidade. Várias áreas no sul maranhense acumularam de 200 a 250 mm de chuva em 15 dias, como se verifica na região de Carolina, Colinas, Balsas e Alto Paranaíba. Mas a região de Imperatriz está tendo um março excepcionalmente chuvoso. Pela medição da estação meteorológica automática do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - Imperatriz acumulou cerca de 710 mm de chuva. Isto representa mais do que o dobro da média de chuva para março, que é de aproximadamente 300 mm. Não há cidade no mundo preparada para suportar 710mm de chuvas em dois dias. Não adianta ficar criticando prefeito ou outra coisa, é muita água e pronto. Simples assim.

Tocantins

E para piorar, o que há muito tempo não ocorria, voltou e com força total, o nível do Rio Tocantins subiu e invadiu novamente os bairros da Caema e Porto da Balsa. Amanheceu ontem bem próximo ao início da Getúlio Vargas. Ou seja, o caos em duas frentes, os riachos cheios, ruas alagadas e a enchente do Rio Tocantins. 

Atuando

Secretarias da administração municipal estão trabalhando na manhã desta segunda-feira, 16, na ajuda aos desabrigados. Força tarefa inclui Defesa Civil, Sinfra, Limpeza Pública, Setran, Sedes e Educação realizando ações de resgate, assistência e atendimento às vítimas de alagamentos e desobstruindo ruas e avenidas para passagem dos caminhões e caminhonetes para auxílio aos desabrigados. Ontem, no Porto da Balsa, toda equipe da Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros e Exército, estiveram mobilizados no resgate das famílias ribeirinhas atingidas pela cheia do Rio Tocantins.

Adiadas

Em razão das fortes chuvas que estão ocorrendo em Imperatriz, o que têm gerado diversos transtornos na cidade, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as aulas nas escolas da rede estadual, no município, foram suspensas nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17).

Amanha

A Seduc  reforça que a previsão é de que as aulas sejam retomadas na próxima quarta-feira (18), contudo seguirá atenta à situação, caso haja necessidade de prorrogar o período de suspensão das aulas. Por fim, reforça que o calendário escolar será ajustado para que não haja prejuízos ao ano letivo.

Corona

Dois casos suspeitos de Coronavirus em Imperatriz. De acordo com Iracilda Viana, gestora regional de saúde, está sendo seguido o protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. Os suspeitos estão em isolamento domiciliar, aguardando o resultado dos exames. Até então foram registrados dez casos do Covid-19 no Maranhão, mas nenhum confirmado.

Marmitex

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através da secretária Janaina Ramos, decidiu transformar toda a alimentação que seria servida no Restaurante Popular em marmitex  e distribuir para as famílias que foram atingidas pelas águas. Desta forma, não teve atendimento ao público no dia passado. E a Sedes monitora a situação para continuar providenciando ajuda.