Judicializou

Em Amarante do Maranhão, uma questão grave se arrasta desde o ano de 2014. A origem da pendenga decorre da judicialização do processo de contratação de servidores, via concurso público realizado em 2014, quando mais de 300 pessoas foram aprovadas e empossadas dois anos depois, em 2016. Mas, a alegria dos concursados durou pouco. Em 2017, logo no primeiro ano da nova gestão, a atual prefeita, Joice Marinho, judicializou o concurso e nunca lotou os aprovados.

Descumprimento

O descumprimento das decisões judiciais, nesse caso, é inexplicável porque a prefeita perdeu todos os recursos que interpôs. Perdeu no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão e perdeu no Supremo Tribunal Federal. Mas ela vem protelando as diversas decisões judiciais e com isso ocasionando enormes prejuízos para o município de Amarante. O deputado Hildo Rocha levou o assunto a tribuna da Câmara dos Deputados na quinta-feira.

Investigando

O Ministério Público está investigando o caso da idosa Josefa Maria da Conceição, de 92 anos, que morreu após ter a energia de sua casa cortada pela Equatorial. O MP quer saber se a morte está relacionada com a interrupção do fornecimento de energia. Para isso, solicitou o laudo da morte, prontuário do hospital e documentos da unidade consumidora. A investigação deve ser concluída em até 45 dias.

Ajudou

Em funcionamento há um mês, o sistema de videomonitoramento da Prefeitura de Imperatriz auxiliou a polícia a identificar o agressor do sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Jéferson Félix Ulisses. O sistema é composto por 30 câmaras instaladas em pontos estratégicos da cidade, e auxilia o sistema de segurança de Imperatriz.

Multas

Acrescentar também que apesar dos comentários contra de alguns, inclusive vereador, o videomonitoramento não é usado para aplicação de multas. Os equipamentos para este fim são os chamados pardais que podem e tem condições de aplicar multas naqueles que cometem irregularidades no transito. 

Surpresa

Como acontece em todas as eleições, mais uma vez fica claro que teremos surpresas na eleição de alguns vereadores, mesmo considerando as dificuldades que os novos candidato terão na concorrência com quem já ocupa as 21 cadeiras do parlamento municipal. Entre estes nomes, podemos apontar a radialista Cláudia Batista, o secretário Marlon Moura, a cantora Aldoray, Marcos Miranda e outros. Todos eles trabalhando suas pré-campanhas nas bases, o que poderá render frutos em 4 de outubro.

Promulgou

Dia muito especial para o Maranhão e o Brasi. O presidente Jair Bolsonaro promulgou o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), relacionadas à participação dos EUA em lançamentos a partir da Base Espacial de Alcântara. O decreto publicado na quinta-feira no Diário Oficial da União é a celebração de todo trabalho e empenho para que esse Acordo finalmente tornasse realidade. " Valeu a luta. A recompensa para o povo maranhense será enorme", comemorou o senador Roberto Rocha, que ao lado do deputado Hildo Rocha encampou a luta pela aprovação do acordo.

Aula

Heury Ferr Ph. e  Dr em Ecologia e Evolução, pela Universidade Federal de Goiás. Violonista Clássico. Vai ministrar a aula Magna, iniciando as atividades acadêmicas do Conservatório Dramático e Musical de Imperatriz, na próxima segunda-feira, em dois horários, às 9h e às 15h, que desta forma começa suas atividades em alto estilo.