Suplentes

Está passando da hora dos prefeitos da região assumirem uma postura mais positiva na eleição da Famem e deixar de se contentarem com vagas nas chapas de suplentes dos suplentes. A região merece ocupar lugar de destaque na Famem. Nada contra as cidades que elegeram presidentes, mas se comparadas com Itinga, Estreito, Açailândia e Imperatriz, está longe da importância política. Exemplo mais atual é Tumtum, cujo presidente já está articulando sua reeleição e não está nem aí para a região. Nunca procurou apoiar os prefeitos regionais, mesmo quando procurado para ajudar na organização do Copão Maranhão do Sul, competição da filiada Amrt. Aliás, só existem duas associações de prefeitos no estado, o que garantiu a criação da Famem, antiga Fesma, e que foi presidida por Ribamar Fiquene e mais recente por Deoclides Macedo, quando prefeito de Porto Franco. E só.

AMRT

Também em fevereiro teremos a eleição para o comando da Associação dos Municípios da Região Tocantina, quando será eleita a nova diretoria para suceder a atual, comandada pelo prefeito de Campestre, Valmir Moraes (PT). A associação precisa retomar a sua força dos tempos em que foi presidida por Ribamar Azevedo, Sálvio Dino, Franciscano, Emiliano e Karla Batista. Está meio apagada.

Analisando

É provável que Valmir Moraes parta para o segundo mandato e com isso não haja disputa, embora nomes como o do prefeito de Estreito Cicin, daria um suporte maior e poderia impulsionar a entidade. No momento, ele não comenta se vai aceitar a disputar, pois prefere esperar a decisão do Valmir. 

Sanitária

Técnicos da Vigilância Sanitária Municipal realizaram nesta terça-feira, 08, inspeção no Estádio Frei Epifânio D’Abadia. A vistoria teve como finalidade verificar condições higiênico-sanitárias do espaço para a temporada 2019. Foram fiscalizadas condições físicas das instalações que atendem times e ao público, a exemplo dos banheiros e quantitativo disponível para a demanda dos torcedores durante os jogos.

Sarney

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), esteve nesta segunda-feira (07) em São Luís, onde visitou o ex-presidente da República, José Sarney e almoçou com alguns deputados.
Maia está aproveitando para visitar alguns Estados e viabilizar sua reeleição para mais dois anos como presidente da Câmara Federal. O atual presidente já conta com o apoio de seis partidos, entre eles o DEM, PSDB e o PSL, partido do presidente da República Jair Bolsonaro. Em companhia dos deputados Edilázio Júnior, Cléber Verde, Aluisio Mendes e Juscelino Filho, Rodrigo Maia fez questão de ir visitar José Sarney na sua residência. Rodrigo Maia também participou de um almoço com boa parte da Bancada Federal do Maranhão, entre eleitos e reeleitos.

Logística

A VLI Logística, concessionária de linhas férreas que possui quase 8.000 quilômetros de linhas, criou o Inova VLI. A iniciativa aposta no intercâmbio com startups para promover soluções eficazes para as principais áreas da companhia na busca por soluções em planejamento estratégico; otimização da gestão de informação; controle sistematizado para o relacionamento com a comunidade; integração no processo de gestão de pessoas e monitoramento do volume de carga para evitar perdas. 

Advogados

O projeto de lei do deputado Efraim Filho (DEM-PB) em tramitação na Câmara Federal objetiva permitir a dispensa de licitação para contratos de serviços jurídicos pela administração pública. Pela proposta, os serviços do advogado são, por natureza, técnicos e singulares se for comprovada a notória especialização. O PL define a notória especialização nos mesmos termos que a Lei de Licitações: quando o trabalho é o mais adequado ao contrato pela especialidade decorrente de desempenho anterior, estudos, experiência entre outros requisitos.

Reflexão

“Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas do que pelas suas respostas”. (Voltaire, filósofo e dramaturgo francês, nascido em 1694. Introduziu reformas como liberdade de imprensa, imparcialidade da justiça e redução dos privilégios do clero e da nobreza francesa). Quem pergunta mostra a destreza de quem busca. Quem não pergunta se esvazia no próprio conhecimento. Fuja da arrogância de quem pensa possuir e alie-se aos que se renovam a cada encontro.  Vamos que vamos!”. Bom dia a todos! Padre Felinto.