Atualidades

Atualidades

Primarismo!

O iraniano Caucher Birkar foi um dos agraciados com a medalha Fields em 1º de agosto no Riocentro, Rio de Janeiro.

Pela primeira vez, a comenda foi entregue no Brasil ao final do Congresso Mundial de Matemática, com mais de três mil participantes.

A honraria, oficialmente conhecida como Medalha Internacional de Descobrimentos Proeminentes, é  concedida a  matemáticos com menos de 40 anos de idade pelas contribuições à disciplina.

A entrega do prêmio em ouro no valor de 15 mil reais sempre foi cobiçada não pelo bem material, mas pelo significado de tão expressiva competição.

leia mais +

Valores ultrapassados

Os saudosistas recordam os bons tempos em que a família e a escola lideravam a formação do cidadão em ambiente de harmonia e respeito aos valores da humanidade e cidadania.

As drogas não empesteavam os lares e a circulação pelas ruas era segura a qualquer hora.

As novelas de rádio não deseducavam e os programas de auditório viviam lotados.

As solenidades cívico-sociais eram prestigiadas e a semana da Pátria era uma efeméride nacional com desfiles de estudantes, militares e policiais.

As festas de debutantes e as comemorações de bodas por ...

leia mais +

COMPROMISSO DE GOVERNABILIDADE

Poucos sabem ou se recordam que em 25 de agosto de 1992 os Ministros e Secretários de Governo  de Collor assinaram um “Comunicado à Nação” comprometendo-se a permanecerem em seus cargos somente até o fim da primeira fase do processo de impeachment, qualquer que fosse o resultado na Câmara dos Deputados.

Naquela ocasião, os Ministros Militares incluindo os chefes da Casa Militar e do Estado-Maior das Forças-Armadas se reuniam nos finais de semana para acompanhar a evolução dos acontecimentos preocupados com a governabilidade do País, a manutenção da ordem, a imparcialidade das Forças Singulares e ...

leia mais +

Inocência ou Amadorismo?

É inconcebível que detalhes de operações policiais exitosas para desbaratar quadrilhas criminosas sejam minuciosamente informados para divulgação pela mídia.

É dever do militar guardar sigilo sobre os meios e procedimentos empregados para derrotar o inimigo em operações de combate ou de Inteligência. O vazamento dos mesmos antes de sua execução será prenúncio de fracasso. Após a vitória, também não podem ser revelados para negá-los ao oponente e preveni-los em ações deletérias futuras.

Nem todos podem ter conhecimento de tudo!

Existe uma Seção de Informações em todos os Comandos, com pessoal treinado e ...

leia mais +

DITADURA DO JUDICIÁRIO?

Uma das maiores críticas à chamada “ditadura militar” era a “subordinação” do Legislativo e do Judiciário ao Executivo.

Àquela época, os Ministérios Militares dispunham de eficazes Assessorias junto aos outros Poderes para acompanharem de perto a evolução  de assuntos de seus interesses. O Poder Judiciário estava assoberbado  com julgamentos de atos subversivos, terrorismo, guerrilha urbana e rural, conselhos de disciplina e de justificação, envolvendo civis e militares.

Com a redemocratização do País, a Assessoria Parlamentar ganhou extraordinário relevo para impedir ou minimizar o revanchismo que poderia ocorrer com a elaboração da nova Constituição que ...

leia mais +

DECISÕES POLÊMICAS

Desde 1930, foram constituídas as Turmas no Supremo Tribunal Federal (STF) para agilizar os processos que se avolumaram com o passar dos anos.

Atualmente, existem dois Colegiados com 5 membros para não haver empate. O Presidente do STF não os integra porque é absorvido por inúmeras providências administrativas.

As questões constitucionais, os recursos impetrados contra as Turmas, o julgamento do Presidente da República, do seu vice, dos titulares da Câmara e do Senado, de seus próprios Ministros e do Procurador- Geral são obrigatoriamente submetidos à apreciação do Plenário, composto de 11 juízes.

leia mais +

DANOS MORAIS

A Constituição Federal, no seu Artigo 5°, incisos V e X, considera inviolável a honra e a imagem das pessoas assegurando-lhes indenização por dano moral e o direito de resposta na mesma proporção da ofensa se descabida.

Os Artigos 186 e 927 do Código Civil obrigam o infrator da reputação alheia a fazer a reparação devida.

Como tais processos são prolongados e caros, a grande maioria dos ofendidos abre mão de seus legítimos direitos.

Daí  advêm excessos injustificados motivados por denúncias mentirosas ou sem comprovação que são exploradas prazerosamente pela mídia. Os ...

leia mais +

INTELIGÊNCIA e/ou COMBATE

O bondinho do Pão de Açúcar, cartão postal do Rio de Janeiro que rivaliza com o Cristo Redentor na visitação de turistas, também ficou sitiado pela audácia dos criminosos.

Circundado por organizações militares, nunca apresentou qualquer  preocupação quanto a segurança desde a Revolta Comunista de 1935, na Praia Vermelha, no então 3° Regimento de Infantaria.

Em 8 de junho, a guerra entre facções rivais chegou ao bairro considerado o mais tranquilo da cidade onde moram centenas de militares incluindo os generais que comandam a Intervenção Federal.

Violento tiroteio acarretou o fechamento da estação ...

leia mais +