Atualidades

Atualidades

Vulnerabilidades nas proteções balísticas

Os altos índices de criminalidade nas grandes metrópoles obrigaram o Estado a adquirir armaduras para seus agentes e a blindar os carros que servem aos executivos com alto risco. Assim também o fazem as pessoas de posse.

Nosso País é o atual líder mundial no mercado de blindagens. Não é motivo de comemoração porque decorre do melancólico clima de insegurança generalizada.

Somente no Rio de Janeiro, por medo, houve um aumento de 469% na quantidade anual dos novos registros de veículos blindados entre 2010e 2017.

O GSI/PR vai comprar novos 30 carros ...

leia mais +

Imperador injustiçado!

A mídia tem enorme poder de influência na mente das pessoas e na sua formação. O ideal seria que só o bem prevalecesse e que não houvesse deturpação de fatos e da verdade por interesses escusos e para aumentar o faturamento.

Recentemente, na novela “Os dias eram assim” existem distorções que não correspondem à realidade de período muito crítico da vida nacional onde a democracia não foi exercida em sua plenitude e manchada pelo rigor de atos institucionais (AI).

Naquela época, porém, presidentes não participavam de conluios com empresários corruptos e corruptores, chegando ao ...

leia mais +

Ingratidão

O Governo Collor teve inúmeras peculiaridades, erros e acertos que o difere de todos os outros.

Filiado a um partido nanico, foi o primeiro presidente eleito democraticamente pelo povo após os governos militares, o único a ser impedido até então e com os direitos políticos cassados por 8 anos.

Não houve transição com o Governo Sarney porque o antagonismo entre os dois era enorme e o futuro Chefe do Gabinete Militar teve a incumbência de aproximá-los, ainda no Bolo de Noiva, diante da imperiosa necessidade de o Presidente do Banco Central ser nomeado antes ...

leia mais +

Maioridade e responsabilidade penal

Os termos são parecidos mas os significados são bem diferentes.

A maioridade penal é a idade mínima do jovem responder criminalmente como adulto. A responsabilidade penal pode ser atribuída a pessoas com idade inferior. Muitos países têm a chamada idade penal juvenil com penas mais brandas.

A nossa Constituição não explicita esta diferença e no seu Art.228 consta que ”são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas de legislação especial”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi promulgado em 1990 e consolida as garantias dos jovens. Difere ...

leia mais +

As Forças Armadas na vida nacional

Apesar de não terem o devido reconhecimento por parte da mídia e governantes, é inquestionável a participação das Forças Armadas, principalmente do Exército, na História e na vida nacional.

Assim o foi desde os primórdios de nossa Independência, nas Revoltas Liberais de 1848, na Guerra do Paraguai, Abolição da Escravatura, Proclamação da República, 1ª Guerra Mundial, movimentos insurrecionais na década de 1920, na romântica era do Tenentismo, Revolução de 1930 e ditadura de Vargas, na Constitucionalista de 1932, no combate à Intentona Comunista, Estado Novo, participação da Força Expedicionária na 2ª Grande Guerra, queda ...

leia mais +

Lamentavelmente, era o esperado!

O Governo Temer caminha a passos lentos para um fim melancólico.

Sancionar um reajuste salarial de 16,38% aos ministros do STF e ao procurador-geral da República, a partir de janeiro de 2019, estendido a todos os juízes e integrantes do Ministério Público, aos aposentados e pensionistas, é um verdadeiro acinte de quem tem o dever de zelar pela economia do País.

O próprio decano da Suprema Corte chegou a considerá-lo como “inoportuno” e “indevido”.

A promessa de acabar com o auxílio-moradia nada representa porque é apenas um penduricalho no salário de marajás.

...

leia mais +

Pesquisas eleitorais inidôneas?

O PROCON funciona como um órgão auxiliar do Poder Judiciário para a defesa do consumidor, também fiscalizando o mercado para evitar e punir práticas abusivas. Desfruta de grande confiança da população.

Por que não se faz algo semelhante para controlar institutos de pesquisa principalmente no período eleitoral para garantir a transparência e a fidelidade de seus dados a fim de evitar influências, às vezes propositais, no voto do eleitor?

Haverá, realmente, manipulação de resultados para beneficiar candidatos?

Eles afirmam haver confiabilidade de 95% com variação de 2 pontos para mais ...

leia mais +

CPIs e Lava-Jato

Sabemos como as onerosas CPIs começam, mas seu epílogo é imprevisível. Normalmente acabam em pizza graças aos corporativismos partidários e aos rabos presos.

Até mesmo em julgamentos semelhantes, os veredictos são surpreendentes. Collor teve seus direitos políticos cassados por 8 anos e Dilma concorreu às recentes eleições como candidata ao Senado por Minas Gerais sendo favorita segundo as errôneas pesquisas encomendadas por setores da imprensa.

Na Lava-Jato não ocorrem essas aberrações e têm sido denunciados centenas de governantes, políticos e empresários de renome. Iniciada em março de 2014, transformou-se na maior operação ...

leia mais +