Atualidades

Atualidades

“A revolução por dentro”

Em 28 de novembro será relançado em Brasília, com o título acima, o livro de autoria do saudoso Coronel Hernani D’Aguiar por iniciativa de sua neta e da presidente do Conselho Curador da Fundação Ivete Vargas.

O militar praticamente abriu mão de sua promoção a general pela lealdade ao presidente Costa e Silva, a quem assistiu até o último dia de vida em 17 de dezembro de 1969 após enfarte fulminante decorrente de uma trombose de 4 meses que o afastou da Presidência da República.

O planejamento do enterro foi o último serviço que ...

leia mais +

Absurdos recentes!

É inacreditável que o ministro da Justiça afirme que na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) “Comandantes são sócios do crime organizado” e que são nomeados por indicação de deputados.

A generalização foi integralmente infeliz, radical, ilógica, desagregadora e improdutiva, revelando completo desconhecimento de elementares princípios de liderança.

Não poderia haver maior desestímulo àqueles que estão na linha de frente no combate à criminalidade.

É inquestionável que existem distorções de conduta e crimes que devem ser rigorosamente apurados e penalizados com expulsões e cadeia. Recentemente, mais de cem policiais se envolveram ...

leia mais +

Estímulo à criminalidade

Estamos vivendo dias muito difíceis que contribuem, também, para o clima de total insegurança que amedronta a população cada vez mais acuada e perdendo a confiança nas autoridades e nas forças que deveriam aniquilar a criminalidade extinguindo o seu suporte logístico.

Nossas organizações policiais carecem de recursos de toda a ordem.

Os bandidos contam com armas sofisticadas em grande quantidade, mantendo seus arsenais nas regiões de homizio muito bem guardados e camuflados.

Após o acordo de paz na Colômbia, o espólio das FARC tem entrado clandestinamente no Brasil e beneficiado as facções ...

leia mais +

Bullying

Reiteradamente, estamos alertando sobre a possibilidade do crescimento de bullying nas escolas com o estímulo às delações premiadas e à glamourização dos dedos-duros tão repudiados na minha geração e, principalmente, nas anteriores.

É uma prática perversa, agressiva e covarde que deforma o caráter dos agressores e das vítimas. Os efeitos podem ser irreversíveis e as consequências imprevisíveis dando margem, até, a vinganças e suicídios.

Normalmente, os praticantes são ex- vítimas à busca de afirmação. A origem pode estar na violência familiar, física e psíquica.

O caso jamais foi enfrentado com a devida ...

leia mais +

Holofotes da mídia

A internet e as redes sociais tiveram enorme impacto na mídia tirando de circulação, inclusive, conceituados noticiosos de repercussão nacional. A vendagem de jornais caiu drasticamente e desapareceram muitos deles, sendo que alguns chegavam a minar sangue quando torcidos por explorarem fotos constrangedoras e manchetes espalhafatosas diante de tragédias.

Historicamente, os políticos procuram aproveitar os holofotes da mídia em benefício próprio, haja vista os seus pronunciamentos demagógicos e inflamados durante as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) e nas cansativas reuniões durante os processos de impedimento nas Câmaras Legislativas e no Senado Federal, incluindo os de dois ...

leia mais +

Só mesmo no Brasil!

Em nosso País ocorrem fatos estarrecedores que dariam margem à elaboração de enciclopédias.

A corrupção generalizou-se e durante décadas foi encarada com naturalidade por empresários, políticos, governantes e diretores de bancos e estatais.

Os dólares na cueca motivaram a entrega da propina ao vivo ou em malas de dinheiro até chegarem aos 51 milhões de reais encontrados em um apartamento.

No Rio de Janeiro, a criminalidade impôs um governo paralelo nas inúmeras comunidades carentes e está servindo de exemplo a outros Estados da Federação.

O Estatuto da Criança e do ...

leia mais +

Medidas paliativas

Reiteradamente, temos afirmado que o emprego das Forças Armadas (FA) em atividades diferentes de sua atividade-fim é muito arriscado e consiste em erro tático e estratégico.

Recentemente, no final de junho, o Comandante do Exército, em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, declarou que o uso de militares em segurança pública é “desgastante, perigoso e inócuo”.

Quando esteve na Favela da Maré, onde sua tropa permaneceu por 14 meses, ficou preocupado ao vê-la nas vielas no meio de crianças e senhoras, apontando armas para os residentes. Constatou que a “nossa sociedade ...

leia mais +

Fundo do poço

Lamentavelmente, nosso País chegou ao fundo do poço em termos de corrupção, moralidade política, princípios éticos e insegurança pública e privada, jamais vistas em nossa história.

Os governantes, com raríssimas exceções, se apropriaram do poder em benefício próprio amparados pela impunidade secular e inspirados pelos “êxitos” alcançados, neste particular, por seus pares e antecessores. Os políticos correram na mesma esteira e os empresários se locupletaram em conluios criminosos nas licitações de obras, sucessivos aditivos dispensáveis, farta distribuição de propina, com a participação de Ministros de Estado e diretores de bancos e empresas estatais.

Quantos ...

leia mais +