Coluna do Lima Rodrigues

Coluna do Lima Rodrigues

coluna do lima rodrigues

Academia Parauapebense de Letras comemora 3 anos de vida

Foi com muita honra que na noite de quinta-feira, dia 14 de setembro, presidi a cerimônia em comemoração aos 3 anos de fundação da Academia Parauapebense de Letras (APL), no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), em Parauapebas (PA), onde moro há mais de seis anos.

“Comemorar aniversário é sempre bom. E o aniversário de uma Academia de Letras, então, é um evento pra lá de especial. Agradecemos a presença de todos que carinhosamente foram selecionados para testemunhar este evento especial nesta noite de ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Informação em excesso

Nós, colunistas de jornais, recebemos diariamente inúmeros e-mails com informações dos mais diversos segmentos sociais, econômicos e culturais, das mais diversas cidades, incluindo Imperatriz, Brasília e São Paulo.
Como já comentei aqui na coluna, são informações em excesso que não chegam facilmente ao leitor, até porque os jornais selecionam as principais informações das agências de notícias para “fecharem” suas edições diárias.
Recebo boletins sobre as atuações de deputados e senadores sobre a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), do Instituto de Defesa do Consumidor de Goiás (Idec) e ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Demanda por fertilizantes no mundo deve chegar a 200 milhões de toneladas em 2021/2022, segundo dados da IFA

A demanda por fertilizantes no mundo deve chegar a quase 200 milhões de toneladas em 2021, segundo dados da Associação Internacional de Fertilizantes (IFA), o que significa um crescimento de cerca de 1,5% ao ano, a partir deste ano. Atualmente, essa demanda está em torno de 182 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados durante o 7º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, promovido pela ANDA – Associação Nacional para a Difusão de Adubos, dia 29 de agosto, em São ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

VARANDA CULTURAL

Literatura é literatura em qualquer lugar. E falar sobre literatura interessa a todos e a todas do país, pelo menos para aqueles e para aquelas que gostam de uma boa leitura, de poesia, de contos e de escrever em seus momentos de inspiração ou mesmo de solidão.

Como presidente da Academia Parauapebense de Letras (APL), fundada em 16 de setembro de 2014, tive a honra de presidir uma cerimônia muito interessante realizada na noite de sábado (26), no Partage Shopping, em Parauapebas (PA).

Em um roteiro muito bem elaborado pelo ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Projeto Homenagem Especial

Há muitos anos eu presto homenagem aqui na coluna às pessoas que se destacaram por terem contribuído ou por ainda contribuírem com o desenvolvimento de Imperatriz. Mas hoje peço licença aos leitores para fazer uma homenagem especial a uma pessoa que não nasceu em Imperatriz nem mora na cidade, mas é minha filha mais velha: Veralucia Bastos Rodrigues, agora bacharel em Medicina Veterinária.

Nascimento
Ela nasceu por volta das 8h do dia 2 de agosto de 1988 no Hospital Santa Helena, na Asa Norte, em Brasília, pelas mãos do Dr. ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

O sertão musical brasileiro

Estou em Brasília e na semana passada e na última segunda-feira estive nos estúdios da TV Câmara acompanhando as gravações do programa Brasil Caipira, comandado pelo experiente Luiz Rocha. Ele é natural de Filadélfia (TO), que fica em frente à centenária Carolina (MA), morou em Paraíso (TO), onde tem o orgulho de dizer que foi engraxate, e mora em Brasília há mais de 30 anos.

Luiz Rocha é professor de matemática, poeta, escritor, com 11 livros publicados, pesquisador da música brasileira e compositor. Aliás, já até ganhou um prêmio com ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Agronegócio

A coluna de hoje será dedicada totalmente ao 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, realizado em São Paulo.

As informações foram enviadas – via e-mail – para a coluna pela assessoria de imprensa do evento, sob a responsabilidade da Mecânica de Comunicação:

Agronegócio passará por novas mudanças nos próximos anos, prevê presidente da ABAG no 16º Congresso do Agronegócio

Ao abrir o 16º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido na segunda-feira (7), em São Paulo, o presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Vale lança série de documentários sobre os 50 anos da descoberta de Carajás

Carajás, a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, comemorou dia 31 de julho, segunda-feira, 50 anos de descoberta. Foi neste dia, em 1967, que o helicóptero onde estava o geólogo Breno Augusto dos Santos fez um pouso de abastecimento em uma clareira da Serra Arqueada, no sudeste do Pará. A ideia inicial era procurar manganês, mas o que foi encontrado ali mudou a história da Vale e também do Brasil e colocou o país no mapa da mineração mundial.
leia mais +