Reforma

Ontem, o Plenário da Câmara dos Deputados deu continuidade à discussão e votação da reforma política. É a última semana para votar as mudanças que possam ser aplicadas nas eleições de 2018, porque até a sexta-feira (6) precisam estar publicadas no Diário Oficial da União todas as alterações. Ontem, o relator, deputado Vicente Candido (PT-SP), apresentou seu parecer ao Projeto de Lei 8612/17, que muda dispositivos da Lei dos Partidos, da Lei das Eleições e do Código Eleitoral. Para hoje, está prevista a  análise da PEC 134/15, do Senado, que garante um percentual mínimo de participação de ambos os sexos nas vagas para a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal e as câmaras municipais. Conforme o texto, cada sexo deverá ter, no mínimo, 10% das cadeiras na primeira legislatura; 12% na segunda; e 16% na terceira.

Prego batido

Sábado, o empresário Ribinha Cunha reafirmou à coluna que é pré-candidato ao Senado. Seja pelo PCS ou por outro partido. O ex-prefeito Madeira já assegurou que Ribinha tem vaga no PSDB. Os pretensos candidatos às eleições de 2018 têm até seis antes do pleito para mudar de partido – início de abril. Portanto, ainda têm muito tempo para poder tomar uma decisão.

Pré-candidatura

O engenheiro Ranyelle Ricardo está anunciando que é pré-candidato ao governo, em 2018. Só ainda não revelou o partido. Ontem pela manhã, ele esteve na Câmara conversando com os vereadores Ditola, Bebé e Rildo, todos apoiadores da reeleição do governador Flávio Dino. Para quem não sabe, Ranyelle assumiu a presidência do Cavalo do Aço com a renúncia de Gregório de Sousa Neto, mas entregou o cargo cerca de dois meses depois. Assumiu o vice, Damião Benício, que recentemente também renunciou.
- Ranyelle está no seu direito de ser candidato. Agora saber se terá sucesso nas urnas, logo para governador, aí é outra história...

Será?

A ex-prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (Podemos), afirmou que é pré-candidata ao governo do Maranhão “porque o povo do meu estado quer isso. Portanto, estou apenas seguindo a voz do povo que me quer para governar o Maranhão”. Será se o povo já se manifestou assim mesmo? Se já, bola pra frente!

E agora?

Está sendo anunciado para o próximo sábado um show na Avenida Industrial. Isso quer dizer que a via pública será interditada. Na semana passada, a justiça, por solicitação do Ministério Público, determinou a desinterdição de uma rua da Vila Lobão, onde seria comemorado o aniversário do vereador Paulinho Lobão. Qual será agora o procedimento do MP?

Recuada

Enquanto os outros pré-candidatos se movimentam, a ex-governadora Roseana Sarney continua recuada, calada como curió na muda. Pode até ser uma estratégia, até para se resguardar de bombardeios, mas há muitos apostando que ela não será candidata ao governo, embora seja uma vontade do partido e a sua incontestável força eleitoral. É aguardar até a época do prazo para definição de candidaturas.

Pois é...

Pesquisa do Datafolha revela que o ex-presidente Lula (PT) pode influenciar os votos de metade dos eleitores de baixa renda e menor escolaridade. Segundo a Folha, “os números indicam que o petista tem potencial para ser um cabo eleitoral de peso em 2018, mesmo que tenha sua condenação por corrupção confirmada e fique fora das urnas”.