Rumo às urnas

Está chegando a hora. Neste domingo, 4.537.237 eleitores maranhenses aptos a votar nas eleições 2018 irão às urnas para eleger presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Em 2014, o número era de 4.497.869, o que representa aumento de 39.368. São 52% mulheres e 48% homens. Foram quarenta e cinco dias de campanha em que os candidatos puderam expor aos eleitores os seus planos de trabalho. Os eleitores têm seis opções para o Governo do Maranhão – Maura Jorge (PSL), Roberto Rocha (PSDB), Roseana Sarney (MDB), Flávio Dino (PCdoB), Ramon Zapata (PST) e Odívio Neto (PSOL). É torcer para que o eleitor vá maciçamente às urnas, porque nas últimas a abstenção tem sido alta, não apenas no Maranhão, mas em todo o Brasil. Vamos votar!

Querendo adivinhar

Pessoas que se dizem entendidas no assunto começam a fazer previsões sobre prováveis eleitos aos mandatos de deputado federal e estadual. Um blogueiro da capital chegou a publicar os nomes dos 18 “eleitos” à Câmara Federal neste 7 de outubro. Não se pode negar que grande parte dos nomes tem mesmo rumo de chegar à vitória, mas ficaram de fora outros candidatos com potencial. De Imperatriz, só consta um na lista, quando temos mais do que isso com reais chances de conquistar o mandato.  Portanto, a lista poderá, sim, ter alteração. As urnas são soberanas.  

E...

Pelas previsões de observadores políticos, Imperatriz poderá ter até seis candidatos a deputado estadual eleitos neste domingo. Atualmente a cidade está sendo representada na AL por três deputados - Marco Aurélio (PCdoB), Antonio Pereira (DEM) e Léo Cunha (PSC).

Carreatas

Ontem o governador Flávio Dino (PCdoB) participou de uma carreata em Imperatriz. Hoje haverá carreata da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), comandada pelo vice Ribinha Cunha. Será a partir das 15h, com saída da Avenida JK. Ela não estará presente porque pela manhã haverá carreatas em São José de Ribamar e Maiobão, e à tarde São Luís.

Reação I

A Coligação Maranhão Quer Mais (MDB, PV, PSD, PSC, PMB, PRP) divulgou nota informando que solicitou, nessa quinta-feira (4), o detalhamento da Pesquisa Ibope registrada sob o nº MA-07570/2018, contratada pela Televisão Mirante LTDA. O requerimento foi motivado pelos números que a Coligação considera duvidosos sobre a intenção de votos divulgada pelo Instituto no Maranhão. Segundo a nota, como resposta o Ibope informou que “em São Luís, temos apenas 168 entrevistas, o que não é suficiente para estimar as intenções de votos na capital, uma vez que margem de erro amostral é de 8 pontos percentuais para mais ou para menos. O cruzamento foi fornecido apenas como um indicativo”.

O PROGRESSO Web

Neste domingo, O PROGRESSO fará sua estreia no mundo webtv durante as eleições 2018. Ao vivo e a cores, no decorrer do dia, em momentos diversos, eleitores e candidatos serão convidados a entrar no ar, manifestando suas opiniões e expectativas com relação a um pleito ainda cercado por indefinições, principalmente no tocante aos cargos legislativos. Outra questão que tem causado muita polêmica diz respeito às pesquisas. Partidários de um lado e de outro, a cada divulgação tratam de se desfazer dos números que lhe desagradam.

Embargos

Ontem, a juíza da 8ª Zona Eleitoral de Coroatá, Anelise Nogueira Reginato, negou os embargos de declaração apresentados pelas defesas do governador Flávio Dino e Márcio Jerry, mantendo assim a sua decisão anterior de declarar ambos inelegíveis. Eles alegaram nos recursos que a sentença da magistrada continha “obscuridade”, “contradição” e “omissão”. Flávio Dino e Márcio Jerry devem recorrer ao TRE.