Assim é

Se os comentários que se ouve depois do debate da TV Mirante forem transformados em votos, estaria havendo um crescimento nas candidaturas do senador Roberto Rocha (PSDB) e da ex-prefeita Maura Jorge (PSL). Por onde se anda, os dois candidatos a governador são apontados como os melhores no debate. E o crescimento de ambos certamente não deixaria dúvidas quanto à  realização do segundo turno, levando por terra as afirmações dos aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) de que a fatura já está liquidada. Ocorre que Roseana Sarney (MDB), segundo os seus apoiadores, está em boa situação e estão apostando em segundo turno, mesmo sem a dependência de um crescimento dos outros candidatos. A verdade é que já se viu muitas pesquisas sendo desmoralizadas pelas urnas. E um quadro real só será conhecido mesmo no dia 7 de outubro. Então, é aguardar...

Brincadeira

Há alguns candidatos tão apagados que só aqueles que estão ligados diretamente nas eleições é que sabem que eles estão na disputa. Em Imperatriz há exemplo. Se fosse feita uma pesquisa espontânea, certamente teria candidato que não apareceria. É impressionante como colocam na cabeça que são lideranças e entram em jogo já perdido achando que serão campeões. Mas estamos em uma democracia e todo mundo tem esse direito. Até de passar vergonha!

Açailândia

Ontem a candidata a governadora Roseana Sarney (MDB)  cumpriu agenda em Açailândia, cujo ponto alto foi uma grande carreata com a participação de lideranças políticas locais e da região. Ela tem um grupo fiel naquela cidade, onde já obteve maioria de votos em várias eleições.

Recorrendo

O deputado estadual Sérgio Frota (PR), candidato à reeleição, teve o registro deferido pelo TRE-MA. Mas esta semana a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) manifestou-se a favor de um recurso da Procuradoria Eleitoral do Maranhão, que pede a cassação do registro. A alegação é de que o deputado é dirigente da SB Frota Terraplanagem e Máquinas, pessoa jurídica responsável por doações ilegais na campanha eleitoral de 2014.

Golpe

Vendo nessa campanha a repetição da velha música de que o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi um golpe, lembro-me que na cassação do ex-presidente Fernando Collor de Melo o Partido dos Trabalhadores não viu dessa forma, até porque votou a favor da derrubada do “Caçador de Marajás”. Portanto, também não seriam golpistas? Mas a coisa só está certa quando é do interesse deles...

Fechadas

Todas as repartições públicas que terão seções eleitorais estarão fechadas a partir de hoje. Na Câmara Municipal, por exemplo, não haverá expediente hoje, atendendo determinação da Justiça Eleitoral.

Urnas

Amanhã, véspera das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realiza dois eventos que simbolizam o compromisso da Justiça Eleitoral com a segurança do processo eletrônico de votação, cuja presença do Ministério Público, da OAB, de fiscais de partidos e coligações, candidatos, imprensa e de todo cidadão interessado no assunto é fundamental. Às 9h, serão sorteadas as 12 urnas eletrônicas a serem auditadas pela votação paralela e em tempo real. Já ao meio-dia, o sistema de gerenciamento, responsável pela totalização dos resultados das eleições no estado, será oficializado em cerimônia presidida pelo desembargador Ricardo Duailibe, presidente do TRE-MA.