Disputa 

Pelo andar da carruagem, parece que o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) ainda não emplacou a sua candidatura a senador. Ele tem a sombra do também deputado federal Waldir Maranhão (PSDB), que pretende levar seu nome à convenção tucana na tentativa de conseguir uma  vaga na chapa majoritária para o Senado. A outra vaga já está garantida pelo deputado estadual  Alexandre Almeida (PSDB). Zé Reinaldo andou se indispondo com tucanos do “bico largo”, como o ex-prefeito Madeira, ao manifestar simpatia pela pré-candidatura de Eduardo Braide (PMN), quando o seu partido tem pré-candidato ao governo, o senador Roberto Rocha. A partir daí, Zé Reinaldo passou a correr o risco de perder a segunda vaga. Waldir Maranhão está se movimentando e deve ir à convenção disposto a brigar pela vaga. É aguardar. 

E...

O PSDB do Maranhão já definiu a data da convenção para oficializar os candidatos às eleições de 7 de outubro. Será dia 4 de agosto, véspera do encerramento do prazo estabelecido pela legislação eleitoral. Os partidos podem fazer convenção a partir do próximo dia 20. O PSDB ainda não anunciou o nome do vice de Roberto Rocha. Deve ser definido somente no dia 4. 

Situação 

Um observador já com experiência na vida político-partidária entende que ainda não é satisfatória a  situação eleitoral de alguns pré-candidatos a  deputado estadual de Imperatriz. Mas que têm chances de decolar durante a campanha oficial, a partir de agosto. Segundo ele, em melhor situação aparecerem, no momento, aqueles que já tem mandato. É aguardar.

Falecimento 

Morreu ontem, por volta das 11h30, o ex-prefeito Raimundo Avelar Sampaio, de Barra do Corda.  Aos 69 anos, ele sofreu infarto quanto estava na casa de um irmão e foi levado para a UPA, mas não resistiu. Avelar Sampaio foi prefeito de janeiro de 2001 a dezembro de 2004. Apoiava a reeleição do deputado estadual Antonio Pereira, com quem esteve no último domingo em ato realizado naquele município. Ao tomar conhecimento da morte do aliado, Pereira viajou para Barra do Corda. 

Pré-campanha

Após receber o pré-candidato a presidente da República, Geraldo Alckmin, que pernoitou no fim de semana em Imperatriz de passagem para Marabá, no sábado o senador Roberto foi a Pedreiras, Trizidela do Vale, Porção de Pedras, Igarapé Grande e Lago dos Rodrigues. O pré-candidato a governador do PSDB avalia como extremamente positivas as visitas aos municípios. Em todos têm recebido apoios importantes. Sobre sua passagem por Lago dos Rodrigues, o senador escreveu numa rede social: “Muito feliz com a acolhida que a nossa caravana vem recebendo por onde passamos. Recebemos várias manifestações de carinho de moradores que fizeram questão de nos recepcionar”. 

Federal

Apontado com grande chance de reeleição, o deputado estadual Edilázio Júnior (PSD) decidiu disputar uma cadeira da Câmara Federal. Nada ruim para quem deseja chegar à Assembleia Legislativa. É mais uma vaga aberta. Bira do Pindaré (PSB) também será candidato a deputado federal.  Edilázio Júnior está no segundo mandato.

Sem chance

O petista Márcio Jardim reafirma nas redes sociais a sua disposição de disputar o mandato de senador. Mas a sua candidatura só seria possível com o lançamento de uma chapa majoritária própria do PT, porque se o partido se coligar com o PCdoB não haverá chance. O governador Flávio Dino já escolheu os deputados federais Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) para as duas vagas ao Senado.