Pegando a estrada

Enquanto correligionários do governador Flávio Dino (PCdoB) continuam insistindo nas redes sociais com informações de que Roseana Sarney (MDB) não será candidata, ela vai se organizando e, aos poucos, iniciando a sua caminhada rumo às urnas. Nesta terça-feira inicia visitas a 11 municípios -  Lago do Junco e Lago da Pedra, hoje; Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Pedreiras, Trizidela e Lima Campos, amanhã;  Timon, Caxias e Codó, na quinta-feira. Em março, a caravana percorreu 30 cidades em 10 dias. A segunda edição aconteceu em junho, com visitas a três municípios na Baixada Maranhense. A exemplo das outras vezes, estará acompanhada dos pré-candidatos a senador Edison Lobão e Sarney Filho.

Pré-candidatura

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem pré-candidata ao Senado, no Maranhão. Recentemente a militante petista Adriana Oliveira  recebeu apoio da CUT e Fetaema. Ela é trabalhadora rural de Açailândia, se destacou no movimento sindical e foi reeleita presidente estadual da CUT. Haverá uma plenária sindical para discutir a organização da campanha. 

Presidência

Pré-candidata do PSTU à Presidência da República, a operária Vera Lúcia estará em São Luís nesta quarta-feira, 04. Em evento no auditório do IFMA, o professor maranhense e ativista do Movimento Hip Hop Militante ‘Quilombo Brasil’, Hertz Dias, será apresentado como pré-candidato a vice-presidente. Ela trabalhou em fábrica de calçados em Aracaju, organizou sindicato e se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. 

Senado 

Durante o encontro também serão apresentadas as pré-candidaturas do professor Ramon Zapata ao governo do Maranhão e Nicinha Durans a vice. Para Senado, são pré-candidatos a militante do Quilombo Urbano, Preta Lu, e o professor e militante do movimento sindical Saulo Arcangeli.

Calendário

A partir do próximo dia 5, os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem começar a fazer propaganda intrapartidária. A partir do dia 7 os agentes públicos ficam proibidos de praticar várias condutas, entre as quais remover, transferir ou exonerar servidor público. Também são vedadas a realização de inaugurações e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos. Dia 20 começam as convenções para a escolha dos candidatos. Vão até 5 de agosto. Além disso, não é mais permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral. 5 de agosto é o limite para os partidos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos. 

Ele disse

- ...E agora que temos uma vez mais a fantástica visão da alegria do povo brasileiro com o futebol, mas vivendo as agruras da Copa – essa corrida de obstáculos em que o que mais sofremos é com os nossos jogadores -, sentimos até as distensões das pernas dos nossos craques. Mas agora estamos assistindo a outro esporte nacional: malhar os políticos mais do que malhavam Judas no sábado da aleluia. Hoje acho que Judas está melhor do que os políticos, porque não há roda em que se falava do futebol em que hoje a bola da vez não sejam os políticos... (Ex-presidente José Sarney, em artigo). 

Falecimento

Foi sepultada na tarde de ontem a senhora Violeta Miranda, que faleceu aos 85 anos. Deixa cinco filhos, entre eles o vereador Hamilton e Lula Miranda.