Neutralidade

Os candidatos derrotados no primeiro turno das eleições suplementares do Tocantins não apoiarão nenhum dos dois candidatos que estão disputando o segundo turno, o governador Mauro Carlesse (PHS) e o senador Vicentinho Alves (PR). Kátia Abreu (PDT) e Márlon Reis (REDE) já decidiram ficar neutros. Ontem, o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), iria ter uma reunião com correligionários para decidir. Todos pretendem disputar novamente o governo, nas eleições de 7 de outubro, e por isso não querem apoiar Vicentinho ou Carlesse, que também concorrerão nas eleições de outubro. O apoio de Amastha seria decisivo para a vitória de um dos dois. Ele ficou em terceiro lugar, com 21% dos votos. Em Palmas, maior colégio eleitoral, ele obteve 38.295 votos (37,4%). Também ganhou em Araguaína - 20.290 votos (37,39%).

Lançamento

Está marcado para o próximo dia 16 (sábado) um ato de lançamento da pré-candidatura do ex-vereador Esmerahdson de Pinho, que vai disputar o mandato de deputado federal pelo PMN. Haverá a presença do pré-candidato a governador Eduardo Braide. O evento acontecerá às 19h30, no Palácio do Comércio. “Vamos lotar o auditório”, garante Esmerahdson. Também serão lançadas as pré-candidaturas para deputado estadual dos pastores Alex Rocha e Ricardo Panelão.

Atuação

Ontem, um observador político comentava sobre o desempenho dos deputados estaduais que representam a região – Marco Aurélio, Antonio Pereira, Léo Cunha e Valéria Macedo. Diz ele que fora Marco Aurélio, que tem toda atenção do governo por ser comunista, os outros poucos benefícios conseguem. Ficam mais a exaltar serviços do governo, participar de cavalgadas e inaugurações de obras que não viabilizaram. Tem sentido, mas vale ressaltar que parlamentar sem “apadrinhamento” no governo pouco ou nada consegue.

Ele disse

“O Zé Reinaldo permanece candidato. Isto somente poderá mudar se ele insistir na posição que tem tomado”. Afirmação do ex-prefeito Sebastião Madeira, secretário-geral do PSDB.

Harmonizar

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) sediará, nos dias 21 e 22/06, reunião de trabalho da comissão designada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para regulamentação da temática relativa ao julgamento das contas de prefeitos ordenadores de despesa. Na reunião, será analisada uma das questões mais importantes no âmbito do Sistema de Controle Externo Brasileiro, o julgamento das contas de prefeitos ordenadores de despesa, para harmonizar a atuação dos tribunais de contas ao que estabelece a atual jurisprudência sobre o tema, definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Justificativa

O Governo do Estado tenta minimizar as críticas sobre a decisão de trazer Agnaldo Timóteo para cantar no São João. Informa que o cantor se apresentará em evento para os aposentados no IPEM. Será se os aposentados não gostam de músicas da época junina?

Lista tríplice

Os advogados Roberto Charles de Meneses Dias, Megbel Abdalla Ribeiro Fonseca e Bruno Araújo Duailibe Pinheiro são os integrantes da lista tríplice para membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), na categoria jurista. Eles foram escolhidos nessa quarta-feira (6), em Sessão Plenária Administrativa Ordinária do Tribunal de Justiça. Bruno Araújo Duailibe Pinheiro obteve 24 votos, Roberto Charles de Meneses Dias, 16, e Megbel Abdalla Ribeiro Fonseca recebeu 12 votos. Os nomes dos advogados serão encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral, que reúne todas as documentações necessárias para análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A nomeação de um dos indicados para a vaga é de competência privativa do presidente da República.