Firmiano firme

Em audiência pública realizada na sessão de ontem, os vereadores sabatinaram o secretário municipal de Saúde, Alair Firmiano. Ele levou um calhamaço de documentos e foi firme nas respostas. Claro que não convenceu a todos os vereadores, porque há os que fazem oposição ao prefeito e até mesmo aliados, que aproveitam a ocasião para jogar para a plateia, transformando a tribuna em palanque. Mas não conseguiram “acuar” o secretário, como fizeram com o secretário de Trânsito, que foi praticamente humilhado. Um grupo de colaboradores ocupou as galerias para dar apoio a Alair Firmiano. O presidente da Casa, José Carlos Barros, advertiu que eles, como servidores públicos, não poderiam se manifestar. Mas houve quem lembrasse que os professores e integrantes de outras categorias também são servidores públicos e costumam se manifestar nas sessões. Até mesmo assessores de vereadores se manifestam, como aconteceu ontem. Inclusive alguns bateram boca com servidoras da saúde. Além de responder às perguntas dos vereadores, Alair pediu permissão para mostrar um slide, mas a presidência da Câmara alegou que não haveria tempo. A sessão já chegava ao meio-dia.

Sobrecarga

O secretário Alair Firmiano informou que até abril a cidade ficou sem 40 UTIs de responsabilidade do Estado. Vinte que funcionavam na Unimed foram fechadas no ano passado. E houve paralisação de outras 20 devido ao fim de contrato e demora na licitação. Isso agravou a situação do Hospital Municipal, o Socorrão, com todas as UTIs ocupadas e sem poder receber outros pacientes.

Opinião

O vereador Antonio Pimentel reconheceu melhorias no sistema de saúde municipal de Imperatriz. Observou que nos seus 30 anos de vida pública, nunca tinha visto a saúde em situação melhor como agora, apesar de o Socorrão atender a pacientes de toda a região, não apenas do Maranhão, mas dos estados do Pará e Tocantins.

Vício antigo

O vereador Bebé Taxista (PEN) reagiu duro a pronunciamento da colega Terezinha Soares (PSDB). Disse que, diferentemente dela, vai ao Socorrão e outras unidades de saúde exercer o papel de fiscalizador, com o objetivo de cobrar melhorias para beneficiar toda a população, e não pedir atendimento individual, apenas para uma pessoa. Bebé não pisou no calo somente de Terezinha,   porque não é de agora que há vereadores que vivem nas secretarias municipais buscando resolver problemas de seus eleitores. Uma prática antiga, que não acontece somente em Imperatriz.

Olha aí!

No próximo sábado, o PT realizará em Imperatriz um ato de lançamento da “pré-candidatura” de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. Isso mesmo! Como se sabe, Lula está preso há dois meses em Curitiba, condenado que foi a 12 anos de cadeia, mas os petistas ainda insistem em sonhar com a sua participação no pleito de outubro.

Agenda

O governador Flávio Dino passou o dia de ontem em Imperatriz e outros municípios da região, entregando obras. Ele também participou de uma reunião promovida pela Agência Executiva Metropolitana em função do Dia Mundial do Meio Ambiente. Foram discutidas várias questões ambientais. Presentes representantes de 22 municípios. Flávio Dino também esteve no velório do comerciante de Porto Franco Jano Macedo, pai dos deputados Deoclides e Valéria Macedo.

Tudo a ver?

A festa de São João em São Luís terá os cantores Fagner e Agnaldo Timóteo. Nada de surpresa, pra quem já viu Elza Soares cantando no Carnaval.