Insatisfação

Um observador político que esteve em Estreito e Porto Franco durante a visita do governador Flávio Dino percebeu que o suplente de deputado federal Deoclides Macedo não anda satisfeito com o tratamento que vem recebendo no grupo. Em Estreito, foi preciso Deoclides cobrar a colocação do seu nome na lista dos que iriam discursar. Em Porto Franco, teve que dividir o palanque com o seu maior adversário, o prefeito Nelson Horário (PSD), que usou o microfone para atacá-lo. Só que embora a zanga, não há risco de Deoclides romper com Flávio Dino.

E...

Há poucos dias do fechamento da janela para mudança partidária, Deoclides Macedo teria sido procurado pelo deputado federal José Reinaldo Tavares para ser candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Braide. Só que Zé Reinaldo não conseguiu colocar um partido à disposição de Deoclides. Zé Reinaldo tentou o comando do DEM, que ficou mesmo sob a presidência do deputado Juscelino Filho e apoiará Flávio Dino.

Articulando

A deputada federal Eliziane Gama (PPS), pré-candidata ao Senado, esteve em Imperatriz e outros municípios da região mantendo contatos para fortalecer a sua pré-candidatura ao Senado. Apoiada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), ela vem obtendo apoios e acredita que conquistará uma das duas cadeiras que estão sendo disputadas. Dino bateu o martelo em torno do nome de Eliziane como segundo nome da chapa majoritária. O primeiro a ser definido foi o deputado Weverton Rocha (PDT).

Entenda

A vereadora Terezinha Fernandes (PSDB) integrou o grupo de vereadores que jantou com a pré-candidata Eliziane Gama. Não se sabe se isso já é uma definição de apoio. Se for, mais uma vez a vereadora foge do rumo tucano nas eleições. O PSDB tem o ex-prefeito Madeira como pré-candidato a deputado, mas Terezinha anunciou que vai apoiar Cleber Verde (PRB). O partido tem dois pré-candidatos a senador – Zé Reinaldo Tavares e Alexandre Almeida, e ela participa de evento com Eliziane. Só falta dizer que não apoiará o candidato a governador do PSDB.

Dinâmica política

Integrantes de grupos adversários e pré-candidatos ao Senado, os deputados Sarney Filho (PV) e Weverton Rocha (PDT) estiveram no mesmo palanque na semana passada. Eles participaram de um ato promovido pela vereadora de São Luís, Bárbara Soeiro (PMN), em apoio à reeleição do deputado federal Aluísio Mendes (PODEMOS).

Cafeteira

Ao comparecer ao velório de Epitácio Cafeteira, no plenário da Assembleia Legislativa, o governador Flávio Dino destacou que o ex-governador “foi uma liderança extremamente marcante no cenário da política estadual. Sua morte abre uma lacuna, porque representa uma perda muito significativa”. O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema, ressaltou que a figura de Epitácio Cafeteira sempre será lembrada com carinho pelo povo do Maranhão. “Ele foi um autêntico líder, um político que falava a linguagem do povo. Tinha um jeito próprio de se comunicar com as massas e sua morte abre uma grande lacuna em nossa política”.

Investigação

O Governo do Estado ainda não se manifestou sobre a iniciativa do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) de formalizar representação para que seja investigado suposto superfaturamento da obra da Avenida Beira Rio em Imperatriz. O parlamentar informou que o documento foi encaminhado à Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual “para que adotem as devidas providências”. Segundo ele, “foi entregue uma obra quase três vezes mais cara, com um ano de atraso e que causou muita reclamação em virtude da baixa qualidade”.