E aí?

Como o governador Flávio Dino vai se “ajeitar” com a direção nacional do PCdoB caso decida mesmo apoiar a candidatura do presidenciável Ciro Gomes (PPS)? É que o PCdoB tem candidatura própria ao Palácio do Planalto, a deputada estadual Manuela d’Ávila (RS). O comando nacional vai aceitar passivamente a legenda no Maranhão apoiar um adversário? Flávio Dino iria por conta e risco para o palanque do cearense. Mas acredita-se que dificilmente sofreria uma ação dura do partido, porque é o único governador que a legenda tem e, mesmo sofrendo a “traição”, não iria abrir mão de um dos seus principais nomes em nível nacional. Caso realmente aconteça de ele apoiar um candidato que não seja Manuela, isso mostra o quanto pouco é importante sigla partidária no Brasil. O partido é apenas um instrumento para se cumprir a legislação eleitoral, pois sem filiação não há como disputar eleição. Foi-se o tempo em que realmente havia fidelidade, especialmente na época em que existiam apenas ARENA e MDB.

Festa petista

No próximo sábado, o PT fará em Imperatriz um grande evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Aurélio Gomes, que disputará o mandato de deputado estadual. Será no auditório da Associação Médica, a partir das 9 horas. Estarão presentes lideranças estaduais da sigla, como a ex-deputada federal Terezinha Fernandes e Chico Gomes, secretário de Direitos Humanos do governo Flávio Dino, e o secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto (PCdoB). Aurélio Lula, como quer ser chamado, será o único candidato do PT na região sul do estado.

Dobrar

Aprovada pelo Senado no ano passado, proposta do senador Roberto Rocha (PSDB-MA) aguarda parecer da Câmara dos Deputados. A proposta dobra o valor da merenda escolar nos municípios de extrema pobreza, aqueles em que 30% ou mais das famílias façam parte do cadastro dos programas Brasil Sem Miséria ou Bolsa Família.

DNA

Nos grupos de whatsapp há uma “disputa” sobre quem seria o “pai” do asfalto que o governo do estado está colocando em Porto Franco. Um lado diz que foi solicitação do prefeito Nelson; já outro lado garante que a obra é fruto do prestígio de Deoclides Macedo e da deputada Valéria junto ao governo. Que se faça um “DNA” e Flávio Dino revele quem seria o “pai”.

Lamentável

No ano passado, houve vários apelos, principalmente por parte da Academia de Letras, para que a prefeitura preservasse o coreto na reforma da Praça Renato Moreira, também chamada de Praça da Cultura. A expectativa era de que não seria demolido, mas para surpresa o coreto foi “engolido” pelo trator. Vale lembrar que a praça começou a perder a sua originalidade no Governo Jomar, quando até os bancos de granito foram substituídos. Em mudanças e mudanças, Imperatriz vai perdendo parte de sua história.

Aleluia!

Eleição faz milagres. Está suspensa a apreensão de veículos com licenciamento atrasado. A chiadeira estava grande no Maranhão diante do grande número de veículos recolhidos, já com mais de 11 mil leiloados. Agora o dono do veículo terá um prazo para se regularizar, mas nesse período o veículo não poderá circular.

Clima eleitoral

Na Sessão Temática de Debates “Paz no processo eleitoral”, realizada ontem, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, alertou para o fato de que toda eleição é única e que o pleito de 2018 corre o risco de ser marcado por uma profunda polarização do eleitorado. “Não é uma ‘mera’ polarização, no sentido de rivalidade partidária. Até o momento, o risco é de uma cisão profunda, que chega, algumas vezes, às raias da violência, e cujo caráter antidemocrático parecia ter-se perdido em nosso passado”, afirmou. Ele destacou que já se registraram inúmeros casos de agressão e ameaças, inclusive contra políticos e magistrados.