Opinião

Ontem, a juíza aposentada Maria das Graças Carvalho opinou sobre a aprovação, pela UFMA, do acréscimo de 20% nas notas do Enem em benefício de estudantes maranhenses. “Lamento profundamente que, ao invés de propor medidas de melhoria da qualidade do ensino público para que as crianças e jovens possam sair do ensino fundamental e do médio preparados para passar em qualquer exame, inclusive no ENEM, os nossos representantes façam tanto esforço para produzir normas contrárias ao que se constituiu em senso comum através dos tempos: o de que é preciso estudar muito, dar duro nos livros para aprender a se preparar para a vida, enfrentando os desafios de uma sociedade e de um mercado de trabalho cada vez mais exigentes. E não criar leis para regredir na aprendizagem, para dar notas de graça para alunos, sem necessidade de esforço para estudar. O pior é que uma coisa dessas é aceita na principal universidade do estado. Profundamente lamentável”.

Ainda não

O prefeito de Estreito, Cícero Neco Morais (Cicin), ainda não bateu o martelo em torno do nome do seu filho, Dherody Morais, como pré-candidato a deputado estadual. Mas se depender da vontade de seus aliados, o jovem médico concorreria em 2018 a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa. O deputado Rogério Cafeteira vem sendo o “porta-voz” de Cicin junto ao governo do Estado, na esperança de ter o apoio do prefeito à sua reeleição.  Precisará torcer para que Cicin não decida lançar o filho...

Irreversível

O professor Esmerahdson de Pinho declarou ontem que o projeto da sua candidatura para deputado estadual está sendo construído. Já reuniu a família, que abraçou a ideia, tem conversado com os vizinhos, procurado os amigos e, segundo ele, a resposta tem sido positiva. Garante que vai de casa em casa para apresentar seu projeto, que acredita ser viável. A intenção é fazer dobradinha com o ex-prefeito Madeira, pré-candidato a deputado federal, posição que já assumiu publicamente. De Pinho também não esconde de ninguém a intenção de apoiar a candidatura de Roberto Rocha para o Governo do Maranhão.

Mudança

Muita gente ainda pensa que o deputado federal Waldir Maranhão é do PP (Partido Progressista). Sem alarde, ele se filiou ao Avante (ex-PTdoB), porque correria o risco do PP não lhe dar legenda para disputar o Senado. O partido está sendo comandado no estado pelo deputado federal André Fufuca. O Avante é dirigido pelo prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio.

Universidade

Depois da inclusão da Bacia do Tocantins na área da influência da Codevasf e do projeto que dobra o valor da merenda escolar em municípios de alta vulnerabilidade social, o senador Roberto Rocha abraçou mais uma causa importante: a criação da tão sonhada Universidade Federal do Maranhão do Sul, com sede em Imperatriz. O Maranhão passaria a ter, então, duas federais. O projeto já começou a tramitar nas comissões.

E...

Já que foi criada a UEMASUL, o governo do estado deveria agora se empenhar pela implantação do curso de Medicina. Caxias já tem há muitos anos, enquanto a segunda maior cidade do estado ainda espera pelo curso. Até agora ainda não se viu empenho dos representantes políticos de Imperatriz e região brigarem por tão importante causa.

Segurança

Há dois domingos agentes de trânsito estão fazendo ponto no Mercadinho para garantir a segurança de quem vai às compras. A medida acabou com “concorrência” entre pedestres e veículos, principalmente na Aquiles Lisboa. A feira agora é feita com mais segurança.

Contas

A Câmara Municipal de Imperatriz vai se manifestar sobre as reclamações de consumidores em torno dos valores cobrados nas contas de energia elétrica. Uma comissão da Câmara deverá visitar a direção da Cemar em Imperatriz, na próxima semana, e até mesmo uma audiência pública poderá ser realizada.