24 anos

Ontem, 06 de outubro, fez 24 anos do assassinato do prefeito Renato Cortez Moreira. Ele estava apenas no nono mês do mandato. Foi morto por volta das 6h no Mercado Municipal Bom Jesus. Nenhum dos envolvidos como mandantes está preso. Entre eles o então vice-prefeito Salvador Rodrigues, Ronaldo Machado Arantes e Damião Benício dos Santos. Salvador foi condenado a 18 anos e 9 meses de reclusão, mas ganhou o direito de recorrer da sentença em liberdade. Quanto ao empresário Geraldo Hipólito, a punibilidade foi extinta pela prescrição, pois o acusado já possuía mais de 80 anos de idade quando de sua pronúncia. Arnaldo, apontado como o executor, foi condenado e levado para Pedrinhas. Beneficiado pelo indulto de Natal, ele vinha para Imperatriz de moto e morreu de acidente. O PM Souzão, acusado de dar fuga a Arnaldo, também foi condenado e morreu há pouco tempo, vítima de infarto. Foi absolvido Geraldo João da Silva, que segundo os autos, teria sido o homem que mostrou Renato Moreira para o pistoleiro.

Ausência e presença

Convidado pelo prefeito Assis Ramos, o ex-prefeito Madeira não participou da solenidade de entrega do sistema de esgotamento sanitário e a rede de abastecimento de água na Grande Cafeteira. Ele alegou que tinha compromissos em Brasília. Já o também ex-prefeito Ildon Marques compareceu e descerrou a placa com Assis. A obra do PAC I, iniciada no governo Ildon, beneficia os bairros Cafeteira, João Castelo, Jurivê de Macedo, Parque Amazonas e Recanto Universitário.

De volta

A nomeação de Terezinha Fernandes na Secretaria da Mulher traz novamente ela e o marido, Jomar Fernandes, ao cenário político estadual. Terezinha é ex-deputada federal. Jomar Fernandes, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Imperatriz. Com o fim dos seus mandatos, os dois “sumiram”.  Não concorreram mais às eleições. A última de Jomar foi em 2004, quando tentou a reeleição.

Alckmin aqui

Se não houver mudança de data, no dia 28 de outubro o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estará em Imperatriz. A convite do senador Roberto Rocha, participará do Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e de suas Nascentes. O governador paulista vai falar sobre a crise hídrica, enfrentada anos atrás pela maior metrópole da America Latina. O modelo de enfrentando da escassez de água em São Paulo já serviu para outros estados.   

E...

O seminário sobre o tema será o sexto a ser realizado no Maranhão pelo senador. O de Imperatriz ganha força depois da inclusão da bacia do rio Tocantins na área de influência da Codevasf, que agora poderá investir recursos  na recuperação de afluentes  e nas nascentes no Tocantins. O projeto que incluiu o restante do Maranhão na área da Codevasf foi aprovado no mês passado, É de autoria do senador Roberto Rocha.  

Vazou!

Uma possível candidatura do secretário Clayton Noleto para deputado federal, não estaria descartada. A possibilidade estaria sendo articulada pelo Comitê Central do PCdoB.  

Respeito às diferenças

Sobre comentários em torno de questões religiosas nas escolas, ontem a direção do Colégio Santa Luzia ratificou que “não haverá nenhuma mudança a respeito da postura e comportamento da instituição em relação aos princípios que acreditamos e ensinamos”. Acrescentou que “respeitamos as diferenças, a diversidade e a livre escolha  responsável em consonância com os nossos princípios cristãos”.