Contas

Ontem os promotores Albert Lages e Nahyma Abas se reuniram com os presidentes das Câmaras de Imperatriz, Edison Lobão, Vila Nova dos Martírios e Davinópolis. Eles trataram sobre contas de gestores enviadas pelo Tribunal de Contas (TCE), com o MP solicitando que os Legislativos não demorem a julgá-las. O  presidente da Câmara de Imperatriz, José Carlos Barros, informou que atualmente não existe nenhuma pendente de votação. Também foi abordada a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida em agosto de 2016, de que é exclusiva da Câmara de Vereadores a competência para julgar as contas de governo e de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de dois terços dos vereadores. O STF decidiu também que, em caso de omissão da Câmara Municipal, o parecer emitido pelo Tribunal de Contas não gera a inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990.

Militância

Militantes do PT de Imperatriz viajaram na noite de ontem para recepcionar Lula em São Luís. Entre eles, o vereador Aurélio Gomes. Consta que três ônibus foram alugados. Há também filiados ao PCdoB. Os partidos aliados prometem uma grande recepção ao ex-presidente. Não é de se duvidar, porque os esquerdistas não fogem das mobilizações, especialmente em se tratando de apoio ao seu líder maior.

E...

Queria ver eventos políticos com os eleitores indo espontaneamente, sem ser levados pelos partidos e sem mortadela. Certamente iriam apenas alguns “gatos pingados”.

Crise hídrica

Por iniciativa do deputado Léo Cunha, hoje a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa realiza na Câmara Municipal de Imperatriz uma audiência pública com o tema “Rio Tocantins: a degradação e os impactos ambientais na vida da população”. Ontem a comissão foi ao rio e à estação de tratamento de esgoto. A audiência pública começa às 8h. Com isso, hoje não haverá sessão ordinária.

Roberto, o Justo

Em recente entrevista à imprensa, o senador Roberto Rocha destacou a importância da união de toda a bancada maranhense em prol da garantia de recursos para as obras da travessia urbana de Imperatriz. O senador destacou que ninguém deve desconhecer os esforços empreendidos pelos ex-deputados Davi Jr. e Chiquinho Escórcio para que a obra saísse do papel. “Nosso esforço conjunto, e vamos trabalhar para isso, é para garantir que não faltem recursos para que a obra tenha segmento”. Há poucos dias foi realizado em Imperatriz um ato público com a presença de representantes do Ministério dos Transportes e do DNIT, marcando a retomada da obra. Segundo Roberto Rocha, a presença de uma extensão do seu gabinete em Imperatriz para atender às demandas da região acabou por motivar a realização do evento. Ele enfatiza que a travessia urbana de Imperatriz é uma obra importante e que precisa de apoio de todo mundo.

Olha aí!

A Câmara Municipal de Santa Rita (MA) rejeitou proposta do vereador Ivo André (PDT) concedendo título de cidadão ao ex-presidente Lula da Silva (PT). Consta que em Imperatriz há um vereador, que não é do PT, decidido a apresentar a proposta. E não duvide que seja aprovada, porque há vários lulistas, apesar de ter apenas um vereador filiado ao PT. Em Santa Rita, o Regimento Interno da Casa exige, no mínimo, cinco anos de residência e serviços prestados na cidade. Em Imperatriz não há essa exigência. Já aprovaram até título para político de São Paulo, que morreu sem saber o rumo de Imperatriz.