Em campo

O pré-candidato a prefeito de Imperatriz, deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), intensifica a movimentação de olho nas eleições de 4 de outubro. Ontem, um dos primeiros compromissos do deputado foi uma visita à Câmara Municipal, que embora o recesso tem diariamente a presença de vários vereadores. Além deles, Aurélio conversou com servidores da Casa. Marco fechou a agenda da manhã se encontrando com o deputado Rildo Amaral (SD) e o vereador Adhemar Freitas Jr (PSC), que até pouco tempo integrava a base aliada do prefeito Assis Ramos (DEM). Como terá vários partidos no arco de aliança, o PCdoB não terá pressa para escolher o vice da chapa, pois precisa de um entendimento com todas as siglas para que não haja cisão. 

Indefinição 

O ex-vereador e ex-deputado estadual Carlinhos Amorim informou à coluna, ontem, que ainda não decidiu se concorrerá a uma das cadeiras do Palácio Dorgival Pinheiro Souza. Mas até fevereiro deverá tomar uma decisão. Aliados de Carlinhos entendem que seria melhor ele sair como candidato a vice-prefeito. Na verdade, é um bom nome para qualquer chapa, só que a vaga está  sendo muito disputada em todos os grupos. É aguardar.    

Aposentadoria 

O juiz federal Carlos Madeira está, a partir de ontem, aposentado. É mais um magistrado que está ingressando na política-partidária. Agora ele vai escolher um partido para se filiar e disputar a prefeitura de São Luís. Madeira tem como uma das opções o Solidariedade, comandado no estado pelo deputado federal licenciado Simplício Araújo, atual secretário de Estado da Indústria e Comércio. Em Imperatriz, há a juíza aposentada Maria das Graças Carvalho como pré-candidata a prefeita.  

Lançamento

Neste domingo, o Solidariedade lançou a pré-candidatura de Dioni Alves Silva à prefeitura de Ribamar Fiquene. Presente o deputado estadual Rildo Amaral e outras lideranças políticas. Dioni já foi prefeito e era filiado ao PSDB. O atual prefeito, Edilomar Miranda (PCdoB), não vai concorrer porque já foi reeleito, mas deverá lançar um candidato. A filha do ex-governador José de Ribamar Fiquene, Fabíola Fiquene, também concorrerá à prefeitura. Vai ser uma disputa equilibrada.

Vencedor 

A eleição suplementar ocorrida domingo, 12, em Bela Vista do Maranhão, teve como vencedor José Augusto Sousa Veloso Filho, filiado ao PSDB.  Ele obteve 3.639 votos (53,66%), contra 2.957 votos (43,61%) de Daniel da Conceição Silva (PSB) e 185 votos (2,73%) de Geilton Coelho (MDB). O prefeito eleito em 2016, Orias de Oliveira Mendes (PCdoB) e sua vice, Vanusa Santos (MDB), foram cassados por abuso de poder político.   

Ele disse

“Quando você rejeita ou hostiliza partidos ou lideranças está, na verdade, hostilizando segmentos sociais que são representados por esses partidos”. Governador Flávio Dino, em entrevista ao jornal O Globo.