Aprovado 

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz levou ao secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a sugestão para que seja dado ao novo Calçadão o nome do ex-prefeito Carlos Gomes de Amorim. Não houve objeção. Seria recomendável que a ACII também comunicasse o seu desejo ao prefeito Assis Ramos, afinal o logradouro é da alçada municipal, embora esteja sendo revitalizado pelo governo do Estado. Assis certamente vai aprovar, também. O vereador Hamilton Miranda apresentará um projeto de lei para dar nome ao novo Calçadão, que está recebendo cobertura. Ontem, em conversa com a coluna sobre a sugestão da ACII, o ex-deputado Carlinhos Amorim disse que “ficamos felizes com a notícia. Em se concretizando, será uma homenagem muito justa”.

Visita

O PROGRESSO recebeu a visita, ontem pela manhã, da pré-candidata a prefeita Fabíola Fiquene. Ela estava acompanhada do jornalista Marcelo Rodrigues. Fabíola disputará a eleição no município que leva o nome do seu pai, José de Ribamar Fiquene, que foi juiz de Direito, educador, prefeito de Imperatriz, vice-governador, governador e suplente de senador, chegando a assumir o mandato por dois meses. Fabíola está otimista e vem mantendo contatos com lideranças políticas e comunitárias visando o fortalecimento do seu nome para a disputa municipal de 2020. Está conquistando apoios.

Lembrança

Hoje, 14 de agosto, faz nove anos da morte da ex-vereadora Mary de Pinho. Era um sábado, quando ela se sentiu mal em casa e foi levada para o Socorrão, mas não resistiu. Sofreu um infarto. Além de vereadora, Mary de Pinho foi professora no Cefet, secretária de Desportos e Lazer no governo Fiquene, secretária de Educação na gestão Ildon Marques e assessora especial na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, no governo Sebastião Madeira. O seu nome foi colocado na praça construída ao lado da UPA/Bernardo Sayão. 

E...

Também no dia 14 de agosto, só que em 2012, portanto há sete anos, falecia Lucineide Rodrigues da Silva, assessora da Câmara Municipal de Imperatriz. Ela tinha 53 anos e morreu na UTI do Hospital das Clínicas após nove dias internada. Lucineide também assessorou o ex-prefeito Ildon Marques.   

Expulsão

Ontem o Partido Social Liberal (PSL) decidiu expulsar  o deputado federal Alexandre Frota (SP). Ele passou a criticar o partido e o governo do seu correligionário Jair Bolsonaro. O pedido foi da deputada Carla Zambelli (PS) e subscrito pelos deputados Caroline de Toni (SC), Bia Kicis (DF) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP). Houve também manifestação do senador  Major Olímpio (SP). Além das críticas, Frota se absteve de votar no segundo turno da Previdência. Estava sendo visto como infiel. 

Esvaziamento

O partido Avante está perdendo importantes nomes, depois que passou a ser controlado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), que indicou para a presidência da sigla a advogada Fabiana Vilar, secretária de Estado da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Sagrima). Já deixaram o Avante os prefeitos Hilton Gonçalo (Santa Rita), Fernanda Gonçalo (Bacabeira) e Iriane Gonçalo (Pastos Bons). Também devem sair o deputado estadual Ariston e a suplente de deputado federal Elizabeth Gonçalo, além de outros aliados do prefeito Hilton Gonçalo.