Auditoria

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou fiscalização sobre os processos de aquisição de medicamentos que ocorreram de forma centralizada pelo Ministério da Saúde e as realizadas pelas secretarias de Saúde selecionadas, mediante transferência de recursos federais. A auditoria avaliou o atendimento aos pressupostos legais das licitações e contratações selecionadas e apontou a necessidade de adoção de medidas para aprimorar os controles internos e promover mais transparência dos gastos públicos. Foram constatados indícios de direcionamento e montagem de licitações, contratações diretas não justificadas e adoção de modalidade de licitação inadequada. O Tribunal também identificou deficiência no controle de estoque dos medicamentos, sobrepreço e superfaturamento quantitativo, ou seja, quantidade de medicamentos entregue inferior à quantidade contratada. Além das irregularidades relacionadas aos procedimentos licitatórios, a auditoria identificou, ainda, ausência de transparência nas contas de estados e municípios que recebem recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) - gestor financeiro dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em campo

Indiferente aos comentários de que o seu líder Sebastião Madeira (PSDB) poderá ser candidato em 2020, o empresário Richardson Lima (PSDB) vem mantendo o ritmo de suas ações objetivando o fortalecimento da sua pré-candidatura a prefeito. O jovem político recebeu sinal verde do líder tucano para se viabilizar e não tem brincado em serviço. Quase que diariamente Richardson faz visitas a lideranças políticas e comunitárias e participa de reuniões. Vem conseguindo muitas adesões.    

Será?

Dizem que ainda podem aparecer mais pré-candidatos a prefeito de Imperatriz. Hoje, são cerca de 10 pretensos candidatos, mas alguns não devem chegar até às convenções, em julho. Na verdade, o quadro político-eleitoral de 2020 só deverá começar a clarear a partir do início do próximo ano. É aguardar. 

Atento

Com pretensões de ser candidato a governador em 2022, o senador Weverton Rocha (PDT) vai acompanhar de perto as eleições municipais de 2020, especialmente nos maiores colégios eleitorais do estado. Weverton Rocha vem fazendo monitoramento eleitoral e já teria contratado 40 pesquisas em diversos municípios. Na aliança da qual faz parte, só o PDT elegeu 28 prefeitos. Foi o terceiro com maior número de eleitos.

Fora

Decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão mantem afastados os sete vereadores do município de Vitória do Mearim, acusados de extorsão. São eles: Oziel Gomes, George Maciel, Hélio Rodrigues, Marcelo da Colônia, Benoa Rodrigues, Nego Mauro e José Mourão. A decisão, unânime, foi da Segunda Turma Criminal, conforme parecer da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Fim

Uma sugestão enviada pelo Portal  e-Cidadania e que recebeu mais de 20 mil apoios pode acabar com benefícios para ex-presidentes e ex-governadores. O relator da sugestão, senador Eduardo Girão (Pros-CE), quer estender o fim dos benefícios para todos os ex-políticos. Ele apresentou um texto alternativo que pode se transformar em uma Proposta de Emenda à Constituição.