Polêmica

Na sessão de ontem, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Barros, usou a tribuna para defender o repasse de 60% dos recursos oriundos do precatório do FUNDEF para os professores. Alega que eles têm direito. A questão é que se o prefeito fizer o repasse aos professores ele estará sujeito a sofrer ação na Justiça, porque o Tribunal de Contas da União (TCU) já bateu o martelo, determinando que o dinheiro só pode ser aplicado em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino para a Educação Básica. A não ser que haja uma reviravolta, porque há ação na justiça  para que os 60% sejam para os professores. O valor recebido pela prefeitura de Imperatriz ultrapassa os 90 milhões de reais. É esperar o próximo capítulo dessa polêmica novela... 

Bola cheia

O senador Roberto Rocha (PSDB) é hoje um dos parlamentares mais próximos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Recentemente o chefe da Nação elogiou o senador maranhense. “Na nossa primeira viagem aos Estados Unidos, assinamos o acordo. Estava presente o senador do Maranhão, Roberto Rocha, uma pessoa maravilhosa, excepcional, para que nós pudéssemos desenvolver todo o projeto tratando do lançamento de satélites na nossa base de Alcântara”, afirmou Bolsonaro ao destacar a importância de Roberto Rocha para a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e Estados Unidos.

E...

Roberto Rocha também não perde a oportunidade para jogar confetes no presidente Jair Bolsonaro. Durante solenidade de entrega de 1.570 títulos de terra pelo Incra na última sexta-feira, em São Luís, o senador destacou que “eu não poderia deixar de dar esse testemunho do trabalho do governo federal que vejo em Brasília, do empenho e da boa vontade de fazer esse país acertar. E, dentro desse contexto, há um olhar muito especial ao Maranhão. O presidente Jair Bolsonaro determinou esse olhar especial”. Rocha tem conseguido benefícios para o Maranhão junto ao governo federal.

Especulação

Em São Luís começam as especulações sobre uma possível aliança para 2022 entre Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB) e Weverton Rocha (PDT). O primeiro é pretenso candidato a presidente República;  Roseana Sarney estaria pensando em ser candidata a deputada estadual e presidir a Assembleia Legislativa; Weverton já vem demonstrando o desejo de disputar a sucessão de Dino. As especulações surgem em função do recente encontro entre o governador e o ex-presidente José Sarney (MDB). Vale lembrar que em política nada é impossível. Boi voa...   

Mudança 

O governo Bolsonaro finalmente mudou a direção do Incra no Maranhão. Conforme o Diário Oficial da União de ontem, foi nomeado Mauro Rogério Maranhão Pinto, conhecido como Mauro da Hidraele. Saiu George Melo Aragão. Mauro teria sido indicado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).

Obras

Hoje o governo do Estado inaugura o Centro de Ensino Salomão João Cury Rad, em Senador La Rocque, e o Centro de Ensino Integral Lourenço Antonio Galletti, em Açailândia. Para amanhã está programada solenidade de inauguração do Centro de Ensino Valentim da Silva Aguiar, em Campestre, e o Centro de Ensino Pastor João Jonas, em São Pedro dos Crentes. Estarão presentes os secretários Felipe Camarão, da Educação, e Clayton Noleto, da Infraestrutura.