Será?

Consta que está previsto para esta sexta-feira um encontro do ex-prefeito Ildon Marques de Souza (PP) com integrantes da imprensa. Isso está sendo visto como um sinal de que ele estaria mesmo decidido a disputar a prefeitura em 2020. Atualmente Ildon faz parte do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), que tem pelo menos quatro pretensos  candidatos. O deputado Marco Aurélio entende que chegou a sua vez, ele que já está na fila de espera desde a eleição de 2016. É aguardar o que Ildon Marques vai dizer amanhã.

Indefinição

O ex-vereador e professor Esmerahdson de Pinho começa a se movimentar no sentido de participar do processo eleitoral do ano que vem. Em conversa com a coluna, afirmou que busca uma sigla partidária competitiva, lembrando que as coligações foram extintas na reforma eleitoral. De Pinho mantém conversas com o Patriotas (antigo PEN), do presidente da Câmara José Carlos, com o PR (Josemar Maranhãozinho), que volta a se chamar Liberal, e ainda uma conversa com o Solidariedade (Rildo Amaral). Ele confirma essa movimentação justificando que desde as eleições passadas não parou as visitas pelos bairros, ouvindo as pessoas e seus aliados. Portanto, entrando na disputa forte e querendo retomar o mandato naquela casa de leis.

E...

Um observador político lembra que Esmerahdson de Pinho tem um forte apelo na juventude, principalmente entre os acadêmicos e atletas. Aponta ainda que ele não terá como adversários no Bacuri os deputados Marco Aurélio Rildo Amaral, que disputavam com ele praticamente a mesma fatia do bolo eleitoral.        

Limpando a ficha 

O ex-deputado e ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, está elegível para as eleições de 2020, se quiser ser candidato. Primeiro ele conseguiu no Tribunal Superior Eleitoral o  deferimento de sua candidatura em 2018, quando disputou o mandato de deputado federal. Agora, nova vitória. Murad conseguiu no TSE anular a declaração de inelegibilidade com relação às eleições de 2012. Ele não revela, mas pode concorrer à eleição de prefeito em sua terra, Coroatá.   

Pé fora 

Para ficar mais “leve” visando a eleição presidencial, o governador Flávio Dino vai se livrar da pecha de “comunista”. Ele deve trocar o PCdoB pelo PSB ou PDT. A mudança de partido já vinha sendo comentada pela imprensa estadual, e agora o assunto é abordado pelo blog “O Antagonista”. Sem Lula, FD é uma das alternativas da esquerda para a disputa presidencial, em 2022.          

Reajuste 

Na sessão de terça-feira (14), a Câmara Municipal de Imperatriz aprovou projeto da Prefeitura reajustando em 4,17% os salários dos professores e 10 reais de aumento no vale alimentação. A classe pedia 7%  mais perdas salariais.  O projeto foi aprovado por 12 votos a 8. Os professores lotaram as galerias. 

Ele disse

“Idiotas úteis”. Presidente Jair Bolsonaro, ao comentar sobre as manifestações em todo o País, ontem, em defesa dos recursos para a Educação.