2020

Ontem, foi divulgada uma foto com texto nas redes sociais mostrando o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares Barros (PDT), com os vereadores Bebé Taxista (PEN) e Terezinha Soares (PSDB) e o ex-vereador Esmerahdson de Pinho (PMN). O texto dizia que os três haviam declarado apoio à pré-candidatura a prefeito de Zé Carlos. Em conversa com o colunista e o blogueiro Pinheiro, Terezinha Fernandes não confirmou. E durante a conversa com os dois, a vereadora tucana  foi direta: "ninguém tira a reeleição do prefeito Assis Ramos". Ela observou que anda nos bairros e ouve as pessoas, e isso lhe dá a convicção de que o prefeito vencerá em 2020. É verdade que a eleição municipal só acontecerá em outubro do próximo ano, mas hoje o quadro aponta para um rumo mostrado pela vereadora, ela que é um bom termômetro político pela sua experiência de várias eleições e mandatos, e também por viver o dia a dia da cidade e seu povo. É aguardar.

E...

Sobre reeleição de vereadores, há quem acredite em um número insignificante, chegando no máximo a cinco. Mas os vereadores estão otimistas. Acreditam que dos 21, a maioria continuará no Palácio Dorgival Pinheiro de Souza.  Um dos mais otimistas é o vereador Bebé Taxista (PEN). Ele acredita que fica entre os oito mais votados. Em 2016, dos 20 que disputaram a reeleição dez  ganharam. O único que não concorreu à reeleição foi Adonilson Lima, que disputou a eleição como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela odontóloga Rosângela Curado.    

Daqui 

Não será surpresa se alguém de Imperatriz for escolhido para um cargo federal no Maranhão. Já está havendo movimentação nesse sentido. A coluna manterá nome em sigilo, a pedido da fonte, até que o fato seja consolidado. 

Assim é 

Na semana passada, Maurício Martins mostrou nas redes sociais lixo jogado na calçada, a menos de um metro de uma grande lixeira existente no local em que ficam a vendedoras de panelada, nas Quatro Bocas. O fato mostra o quanto boa parte da população não está preocupada em colaborar com o poder público. Mas é boa para cobrar. Antes, já havia sido mostrado um vídeo em que um homem aparece dentro de uma lixeira e outro empurrando, na rua Urbano Santos, em frente à Praça da Cultura.       

ICMS e aposentadorias

A Folha de S.Paulo divulgou que vinte estados e o Distrito Federal aumentaram nos últimos dois anos várias alíquotas de ICMS para compensar perdas de arrecadação. "A maior parte do dinheiro, no entanto, não foi destinada a custeio ou investimentos, mas ao pagamento de aposentadorias de servidores que têm deixado a ativa em escala sem precedentes, provocando rombos bilionários nas contas estaduais", diz. Ainda de acordo com o jornal, nos últimos quatro anos o déficit previdenciário nos estados praticamente dobrou e se aproxima rapidamente de R$ 100 bilhões.

Congelamento

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou Decisão Normativa 173/2019 nesta segunda-feira, 7 de janeiro, em que confirma o congelamento do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 129 localidades com redução populacional na última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já que já havia apresentado a demanda ao órgão, e comemora a vitória do não impacto negativo nesses cofres municipais. Do Maranhão estão os municípios de Bacabeira, Jatobá e Raposa. O coeficiente do primeiro cairia de 1,20 para 1,00; do segundo de 0,80 para 0,60, e do último de 1,60 para 1,40. 

Ele disse

"Nós vamos democratizar as verbas publicitárias. Nenhum órgão de imprensa terá direito a mais ou a menos naquilo que nós, de maneira bastante racional, viremos a gastar com nossa imprensa". Presidente da República, Jair Bolsonaro.